O que você sabe sobre a Segunda Guerra Mundial?

22 de setembro de 2016

331
compartilhamentos

A mais letal de todas as guerras pelo impacto demográfico sobre a população civil e por sua ilimitada capacidade de destruição, a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) tem suas origens nos tratados de paz da Primeira Guerra Mundial e na crise econômica de 1929-34 que atingiu quase todo mundo.

Esse contexto e a descrença na democracia favoreceram a ascensão do fascismo de Benito Mussolini (1922), na Itália e do nazismo de Adolf Hitler (1933), na Alemanha.

Na década de 1930, a Itália fascista e a Alemanha nazista deram início a uma agressiva política militar expansionista que, em 1939, levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial.

O que você sabe sobre a Segunda Guerra Mundial?

O teste reúne os fatos mais importantes da Segunda Guerra Mundial e também alguns detalhes e curiosidades nem sempre mencionados pelos professores de História. Eles estão distribuídas em 20 perguntas objetivas com três alternativas.

Ao final, você terá a sua pontuação e classificação.

Responda a pergunta para dar sequência ao teste.

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !


Apenas nos diga quem você é para ver o resultado!

Segunda Guerra Mundial Você acertou %%score%% de %%total%% perguntas
0%

Veja qual foi sua classificação

  • 18 a 20 corretas: Excelente.
  • 14 a 17 corretas: Bom.
  • 10 a 13 corretas: Mediano.
  • 9 ou menos corretas: Fraco. Você precisa estudar o assunto.

Na Europa, o fim da guerra deu-se com a rendição da Alemanha no dia 8 de maio de 1945. Os líderes nazi-fascistas, contudo, já estavam mortos: Mussolini foi executado por guerrilheiros italianos antifascistas em 28 de abril de 1945, enquanto Hitler e todo comando nazista suicidaram-se em 30 de abril de 1945.

A guerra prosseguiu na Ásia com a resistência japonesa. Após o bombardeio atômico em Hiroshima e Nagasaki, o governo japonês rendeu-se em 16 de agosto de 1945.

Sessenta e um países participaram da Segunda Guerra Mundial. As estimativas de mortos divergem, calculando-se entre 70 e 85 milhões o número de pessoas mortas em consequência direta das batalhas, das quais 2/3 eram civis – o que torna a Segunda Guerra a mais letal em termos absolutos. Na Europa, a Polônia foi o país com maiores perdas humanas: 17% de sua população foi morta, enquanto a Alemanha, essa cifra foi de 8%.  O número de mortos na União Soviética também foi muito elevado, entre 20 e 25 milhões de pessoas, cerca de 14% de sua população.

Terminada a guerra, os perdedores foram a julgamento. O Tribunal de Nuremberg, entre novembro de 1945 a outubro de 1946, acusou os chefes nazistas de crimes contra a humanidade. O tribunal decretou 12 condenados à morte e 7 a encarceramento, sendo 3 deles a prisões perpétuas.  As atrocidades cometidas pelos Aliados, como a explosão das bombas atômicas pelos norte-americanos, que matou 150 mil pessoas, civis, em sua maioria, não foram julgadas.

Artigos recomendados

Publicidade

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Nascimento
Felipe Nascimento
2 anos atrás

Algumas perguntas são bem complexas, porém, o quiz é fantástico 😀 #ENEM2018

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: