Resultados

O que você sabe sobre as Olimpíadas na Grécia Antiga?

22 de agosto de 2016

124
compartilhamentos

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso, político e atlético da Grécia Antiga. Tradicionalmente se diz que tiveram início em 776 a.C. pois essa é a data mais antiga que se conhece, mas podem ser ainda anteriores.

Ao longo dos onze séculos em que foram realizados, totalizando 293 Jogos Olímpicos, ocorreram mudanças nas competições. No início havia uma única prova, a corrida a pé chamada stádion, de 192 metros. Ao longo do tempo, novas modalidades foram inseridas.

O que você sabe sobre as Olimpíadas na Grécia Antiga?

O teste reúne as informações mais conhecidas sobre as Olimpíadas Gregas. Elas estão distribuídas em 15 perguntas objetivas com três alternativas.

Ao final, você terá a sua pontuação e classificação.

Como você se sairá?

Responda a pergunta para dar sequência ao teste.

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !


Apenas nos diga quem você é para ver o resultado!

Olímpiadas Você acertou %%score%% de %%total%% perguntas
0%

Veja qual foi sua classificação:

  • 14 a 15 corretas: Excelente.
  • 11 a 13 corretas: Bom.
  • 8 a 10 corretas: Mediano.
  • 7 ou menos corretas: Você precisa estudar o assunto.

Durante os Jogos Olímpicos, milhares de gregos de todo mundo grego reuniam-se em Olímpia realizando juntos rituais e oferendas a Zeus. Mas isso não significava a completa integração dos gregos. Cada comunidade defendia a sua individualidade e estava ansiosa para que seus atletas se sobressaíssem perante toda a Grécia e arrebatassem o prêmio aos seus rivais.

O maior prêmio de uma cidade era alcançado quando os juízes reconheciam seus atletas como heróis nacionais e públicos, cingia-os com uma coroa de louros e permitia que suas estátuas fossem colocadas ao lado das dos deuses.

“O grego, por maior que fosse a intensidade com que se sentia parte da nação grega, era, primeiramente e acima de tudo, cidadão da sua própria comunidade e só esqueceria sua individualidade única e exclusivamente por esta.” (ROSTOVTZEFF, 1973.)

A educação física fazia parte da educação do cidadão, especialmente o atletismo. Meninos e adolescentes praticavam diversos tipos de jogos de bola, corrida a pé (stádion), salto em extensão com impulso, lançamento de disco, de dardo e luta.

Este ensino era confiado a um mestre especializado chamado pedótriba. Os treinos eram diários e completavam-se com exercícios variados para fortalecer os músculos como marcha em terreno acidentado, corrida em círculos, pés batendo nas nádegas, pontapés no ar, movimentos de braços, subir na corda etc.

Os exercícios eram executados ao som do oboé que marcava o ritmo dos movimentos dos estudantes. Em qualquer idade, o atleta grego exercitava-se completamente nu, corria com os pés descalços e a cabeça descoberta, mesmo sob o sol ardente de verão. O corpo era friccionado com azeite e depois coberto com uma fina camada de poeira.

Fonte

  • MARROU, Henri-Irénée. História da educação na Antiguidade. São Paulo: EPU; Brasília: INL, 1975.
  • ROSTOVTZEFF, M. História da Grécia. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
  • DEZOTTI, Maria Celeste Consolin & OLIVEIRA, Jane Kelly de. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. Site.

 

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: