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15 Coisas que você (talvez) não saiba sobre a Revolução Francesa

3 de agosto de 2016

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A Revolução Francesa suscita debates e polêmicas entre historiadores. Segundo a definição clássica, de fundamentação marxista, a revolução francesa foi uma revolução política da burguesia que, por meio dela, construiu uma nova sociedade baseada na ideologia liberal e inaugurou a nova ordem capitalista. Já os historiadores revisionistas negam que a Revolução Francesa tenha resultado da luta de classes entre nobreza e burguesia pois esses grupos, no final do século XVIII, eram tão heterogêneos, em termos de riqueza e posição social que sequer chegavam a constituir classes.

Seja como for, a Revolução Francesa continua sendo uma fonte inesgotável de temas e pesquisas. A lista abaixo fornece pistas para refletir sobre a complexidade da Revolução Francesa e suas múltiplas narrativas.

1. Os notáveis e seus privilégios

A Assembleia dos Notáveis (fevereiro de 1787), que reuniu membros do clero, nobres, proprietários de terra e autoridades indicadas pelo rei, estava de acordo com o princípio de igualdade fiscal e muitos aceitavam o fim da isenção de taxas como forma de solucionar a grave crise financeira do país. Havia até quem defendesse uma política tributária muito mais abrangente e radical do que a proposta moderada do ministro Calone.

Se a Assembleia dos Notáveis fracassou não foi porque os nobres fincaram o pé ante a ameaça aos seus privilégios, mas porque houve desacordo sobre o modelo proposto por Calone para tributar a produção agrícola, baseado em uma porcentagem sobre o produto bruto, enquanto os notáveis defendiam o imposto sobre o produto líquido, deduzidos gastos com sementes, trabalho e equipamento.

O imposto territorial proposto pelos notáveis seria adotado, mais tarde, pela Revolução Francesa e se manteve, com poucas alterações, até a Primeira Guerra Mundial.

Assembleia dos Notáveis

Assembleia dos Notáveis, desenho de Veny e Girardet, gravação de Claude Niquet

2. A nobreza-cidadã

É preciso redimensionar a explicação há muito consagrada que associa a Revolução Francesa à ascensão da burguesia e seus interesses políticos que se contrapunham à nobreza. O surgimento de um grupo radical que se autodenominava “patriotas” ocorreu dentro da elite aristocrática e eclesiástica e não fora dela. Acreditando em liberdade, progresso, ciência, propriedade produtiva e administração justa, esse grupo radical tinha um discurso exaltado e furioso que dividia os franceses em patriotas e traidores (os aristocratas que se apegavam a seus privilégios), em amigos do povo e inimigos da pátria. Tinham uma retórica de acusação, ainda mais excitante quanto mais punitiva.

É de um nobre, o conde d’Antraigues, defensor ardoroso do fim dos privilégios da nobreza, um dos textos mais célebres sobre o Terceiro Estado:

“O Terceiro Estado é o povo, e o povo é a base do Estado; na verdade, é o próprio Estado; as outras ordens são meras categorias políticas (…). Tudo deveria subordinar-se a ele [o povo]; sua segurança deveria ser a primeira lei do Estado. […] É no povo que reside todo o poder nacional e é para o povo que todos os Estados existem”. (SCHAMA, 2000, p. 254).

A grande maioria dos “cadernos de queixas” (cahiers) da nobreza, preparados por ocasião da Assembleia dos Estados Gerais, expressava-se a favor do princípio burguês de igualdade perante a lei, defendia a liberdade pessoal e política, reivindicava um plano de educação nacional e pedia a abolição das corporações e a adoção da liberdade econômica.

3. A composição social dos Estados Gerais

A Assembleia dos Estados Gerais não contou com uma representação coesa de cada ordem. Entre a nobreza, a maioria era de nobres provincianos pobres que tinham só seus títulos como sinal de distinção e que não viam com bons olhos o liberalismo dos nobres esclarecidos.

02_Indumentárias das três ordens

Enquanto os representantes do clero e da nobreza apresentavam-se com roupas de seda colorida, os do Terceiro Estado usavam austeros trajes pretos. As roupas, contudo, mascaravam as desigualdades internas de cada ordem. Indumentárias das três ordens na Assembleia dos Estados Gerais, gravura do século XVIII.

Os representantes do Terceiro Estado não provinham da camada mais popular, a maioria da população. Eram advogados, funcionários públicos, médicos, abades e homens de negócio – escolhidos por sua eloquência e cultura.

Os representantes do clero, por sua vez, contavam com um punhado de bispos ricos, cuja renda anual chegava a 50 mil libras. A maioria, cerca de 2/3, era de sacerdotes pobres que sobreviviam com 300 libras e, portanto, estavam muito mais próximos do povo do que os deputados do Terceiro Estado.

4. O 14 de Julho começou dois dias antes

O estopim que levou à tomada da Bastilha ocorreu em 12 de julho: a demissão do ministro Necker, que o povo acreditava ser capaz de solucionar a crise econômica e financeira do país. O momento não podia ser mais ruim: naquela semana, o preço do pão atingia o máximo e vencia o prazo para pagar aluguéis e dívidas, sem que as famílias tivessem dinheiro para isso. Neste clima, cresceram os rumores de que havia uma conspiração para castigar o povo, leva-lo à submissão, afastar Necker e dissolver a Assembleia Nacional. Não havia complô nenhum, mas o aumento das tropas em Paris e arredores deu força à “teoria da conspiração”.

Era um domingo e muitos foram às ruas de Paris buscar mais informações do que estava acontecendo.  Por volta das 16h, um jovem advogado, Camille Desmoulins, nos jardins do Palais-Royal, fez um discurso inflamado conclamando a todos para formarem milícias e se defenderem do exército do rei. “Ás armas!” ressoou seu grito por toda cidade.

Camille Desmoulin prega a insurreição

Camille Desmoulin prega a insurreição, gravura de Berthault, século XVIII.

A partir de então, uma série de tumultos ocorreram: milhares de pessoas invadiram teatros e cafés exigindo o fechamento das portas em sinal de luto pela queda de Necker, lojas foram pilhadas, o mosteiro de Saint-Lazare teve seus estoques de alimentos saqueados. Na sequência desses fatos veio a célebre tomada da Bastilha, no dia 14 de Julho.

5. O mito da Bastilha

Grande parte do que se escreveu sobre os horrores da Bastilha foi uma invenção dos revolucionários. A crítica era tão poderosa que quando a fortaleza foi tomada, os invasores ficaram decepcionados com o que encontraram: apenas sete prisioneiros, nenhum condenado enterrado vivo, nenhum cadáver insepulto preso a correntes, como se dizia.

As celas da Bastilha não eram claustrofóbicas, ao contrário, as celas octogonais tinham cerca de 5 m de diâmetro com janelas acessíveis ao prisioneiro. Dispunham de cama com cortinado, uma ou duas mesas, várias cadeiras, fogão ou estufa. Os prisioneiros podiam levar seus pertences e também cães e gatos para acabar com ratos e insetos. A comida variava de acordo com a condição social do prisioneiro, os mais pobres recebiam sopas guarnecidas com uma fatia de toucinho ou presunto, pão, vinho e queijo. Permitiam-se álcool e tabaco, jogos de cartas para detentos que partilhassem a cela e uma mesa de bilhar para uns nobres bretões que a requisitaram.

6. A demolição da Bastilha

A ideia de demolir a Bastilha não foi, originalmente, dos cidadãos invasores do 14 de Julho. Algumas semanas antes, a monarquia já havia decidido demolir a fortaleza como parte de um amplo projeto de embelezamento urbano que previa a construção de jardins, praças e passeios. No lugar da Bastilha, se ergueria uma coluna, mais alta que a velha prisão. Na sua base haveria uma simples inscrição com os dizeres: “Luis XVI, Restaurador da Liberdade Pública”. A coluna foi erguida, mas em outro contexto: em comemoração aos acontecimentos de julho de 1830.

As pedras da Bastilha foram reutilizadas na construção dos pilares da Ponte da Concórdia fornecendo, com isto, um forte símbolo: atravessar a ponte significava pisotear o absolutismo monárquico. Restos da Bastilha serviram, também, para fabricar objetos variados no formato de mini-Bastilhas (tinteiros, peso para papel, caixinhas de rapé, peças de tabuleiro de xadrez etc) que foram vendidos como lembranças da fortaleza.

A demolição da Bastilha

As gravuras e pinturas mostram a Bastilha em dimensões exageradas, com paredes e torres muito mais altas do que eram de fato, o que reforçou o mito de ser uma prisão inexpugnável onde os encarcerados eram enterrados vivos. A demolição da Bastilha, gravura do século XVIII.

7. A revolução em nome do rei

Nos primeiros tempos da Revolução Francesa, a fúria popular era contra os nobres e não contra a monarquia. Luis XVI gozava de respeito e todos ansiavam pela restauração do poder real paterno e protetor. Durante o “Grande Medo” (julho e agosto de 1789) em que toda a França foi sacudida por levantes populares com ataques a castelos, casas e igrejas, os atacantes, camponeses pobres, alegavam agir em nome do rei, invocando seu augusto e benevolente nome.

No episódio da Marcha das Mulheres (outubro de 1789), quando a multidão enfurecida invadiu as dependências de Versalhes, Luis XVI saiu ao balcão e falou às invasoras que concordava ir a Paris confiando-se “ao amor dos bons e fiéis súditos”. Foi recebido com uma explosão de aplausos. Em seguida, Maria Antonieta saiu sozinha ao balcão e a multidão exultou gritando “viva a rainha”. O povo legitimou a monarquia.

Lafayete e Maria Antonieta, Versalhes, 1789.

O marquês de Lafayete beija a mão de Maria Antonieta no balcão do palácio diante da multidão que invadira o palácio. O gesto foi recebido com exaltações de “viva a rainha”, 6 de outubro de 1789.

8. O fim dos resquícios feudais

O fim da servidão, das obrigações feudais e dos privilégios dos nobres aprovado pela Assembleia Nacional (4 de agosto de 1789) foi proposto e exigido pela vanguarda da nobreza liberal: duques, viscondes, bispos e arcebispos assumiram em público sua nova condição de cidadãos. Os ataques e atrocidades cometidos por camponeses contra castelos e senhores certamente influenciou essa decisão.  A sessão provocou emoção: deputados choravam, abraçavam-se e cantavam.

A partir daquele dia, seguiram-se cenas de despojamento patriótico em que mulheres da nobreza compareceram perante a Assembleia para oferecer suas joias e freiras mandaram sua prataria. Contribuições voluntárias vieram de todos os lados. Arrancar as fivelas de prata dos sapatos tornou-se mania em Paris e nas principais cidades. Luís XVI enviou à casa da moeda boa parte de suas baixelas de prata.

9. Declaração dos Direitos: só para os homens

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) não incluía a mulheres deixando-as à margem dos direitos civis. Em 1791, a atriz e escritora Olympe de Gouges redigiu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, exigindo o direito das mulheres à participação política. Suas ideias, contudo, foram rejeitadas pelo governo revolucionário e Olympe acabou guilhotinada em 1793.

A Revolução Francesa excluiu as mulheres das decisões das assembleias e das milícias armadas, proibiu-as de votar e serem votadas, e de exercer cargos públicos.

Mesmo aos homens, havia restrições: só podiam votar nas assembleias eleitorais primárias homens acima de 25 anos que tinham domicílio fixo por mais de um ano, não eram criados nem dependentes de qualquer espécie e que pagassem impostos no valor equivalente a 3 dias de trabalho. Para eleger-se deputado, deveria pagar imposto equivalente a 50 dias de trabalho. Tais limites afastavam da vida política grande parte da população: todos os trabalhadores rurais, empregados domésticos e muitos artesãos e diaristas.

As mulheres participaram da tomada da Bastilha e foram elas que obrigaram o rei a transferir-se para Paris. Organizaram clubes patrióticos e estimularam os homens a lutar. Mas suas reivindicações de igualdade de direitos não foram atendidas.

As mulheres participaram da tomada da Bastilha e marcharam a Versalhes conseguindo forçar o rei a transferir-se para Paris. Organizaram clubes patrióticos e estimularam os homens a lutar. Mas suas reivindicações de igualdade de direitos não foram atendidas.

10. “A Marselhesa”

O hino “A Marselha” (La Marseillase) foi composto em 1792 por Rouget de Lisle, engenheiro do exército francês e músico autodidata. O  prefeito de Estrasbrugo encomendou-lhe uma canção que encorajasse as tropas de Marselha na guerra contra a Áustria. Por isso ficou conhecida como A Marselhesa.

A canção teve sucesso imediato. Ela exaltava os temas preferidos  da Revolução: família, cidadãos, sangue e terra. O vibrante chamado “Aux armes, citoyens”, repetido como refrão ao longo dos cinco versos, era a palavra de ordem desde o início da Revolução. Em 1795, A Marselhesa foi instituída como hino nacional pela Convenção girondina.

Porém, ela foi banida por Napoleão Bonaparte e por Luis XVIII por seu caráter revolucionário. Voltou como hino nacional em 1830 e novamente foi banida por Napoleão III. Em 1879, com a instauração da III República, a canção voltou a ser hino nacional francês tendo sido confirmada nas constituições de 1946 e 1958.

11. Luís XVI no tribunal

O julgamento de Luís XVI (1793) não teve testemunhas de defesa nem de ataque. Mas o rei contou com advogado de defesa que questionou a legalidade do julgamento uma vez que a Constituição de 1781 assegurava a inviolabilidade do rei.  A Constituição explicitava, também, os crimes específicos que justificariam a queda do rei: fomentar rebelião armada, deixar o país sem intenção de voltar etc., e prescrevia como penalidade única a abdicação.  Como Luís XVI já havia sido forçado a abdicar, ele só poderia ser julgado em sua condição de cidadão e por crimes posteriores à sua abdicação. Estando ele preso desde então, dificilmente poderia ter cometido tais crimes.

Foi o deputado Saint-Just quem apresentou os argumentos definitivos contra o rei que derrubaram definitivamente os argumentos da defesa.  O que estava em questão, disse ele, não era a culpa ou a inocência de um cidadão, mas de um indivíduo fora do corpo político republicano. O rei era um tirano e a República se fundamentava na destruição da tirania. Portanto, o rei devia morrer para que a república pudesse viver.

12. A votação no julgamento de Luis XVI

No julgamento de Luís XVI (janeiro de 1793), a votação foi oral, exigência de Marat como forma de denunciar os “traidores”. Cada um dos 749 deputados deveria responder se o rei era inocente ou culpado, qual seria a sentença, e se o veredito deveria ser submetido à votação popular. No dia 15 de janeiro, todos deputados presentes consideraram o rei culpado e 424 rejeitaram o apelo ao povo.

No dia 16, ocorreu a votação mais dramática: a da sentença. A sessão iniciou às 20h estendendo-se até a manhã do dia seguinte quando anunciou o resultado: 387 votos pela morte incondicional, 334 pela prisão seguida de exílio e 28 abstenções.

Alguns deputados não concordaram com a categoria em que seus votos foram enquadrados e exigiram outra votação. A nova e definitiva votação aconteceu na sexta-feira, 18 de janeiro. O resultado foi de 361 votos a favor da morte e 360 contra. Por apenas um voto de diferença Luís XVI foi condenado à morte.

13. A execução de Luis XVI

Na manhã do dia 21 de janeiro de 1793, quando Luís XVI era conduzido ao local da execução, houve uma tentativa de libertá-lo. O barão de Batz convocou 300 monarquistas para a operação e avançou em direção à carruagem onde estava Luís XVI gritando “Quem deseja salvar o rei, venha comigo!”. Porém, seus companheiros haviam sido denunciados e apenas alguns puderam comparecer. Três foram mortos, mas o Barão de Batz conseguiu escapar. O rei Luís XVI não percebeu nada.

Quando a lâmina da guilhotina caiu, uma salva de artilharia anunciou a morte do rei. O carrasco mostrou a cabeça de Luís XVI para o povo reunido na praça que gritava “Viva a Nação! Viva a República!”.  Seguiu-se uma histeria coletiva: alguns indivíduos conseguiram romper o cordão de isolamento dos guardas nacionais e entraram debaixo do cadafalso para molhar seus lenços no “sangue real” – que acreditavam trazer sorte.  Soldados molharam seus sabres na poça de sangue. Um homem lambuzou os braços no sangue e o aspergiu na direção da multidão, que vibrava de forma incontrolada. O carrasco vendeu mechas do cabelo ensanguentado do rei e também fragmentos de suas roupas.

Execução de Luis XVI, 1793.

A execução aconteceu às 10h de uma manhã nebulosa e gelada e foi assistida por cerca de 20 mil pessoas. Quatro carrascos estavam presentes, mas somente dois acionaram a guilhotina. Segundo testemunhas, eles sequer tiraram seus chapéus diante do rei, um gesto de deliberado ultraje. Execução de Luis XVI, gravação alemã de Georg Heinrich Sieveking,,1793.

14. “Terror é a ordem do dia”

O período mais violento da revolução francesa, conhecido como Terror, durou perto de um ano (agosto de 1793 a julho de 1794) quando os jacobinos estiveram à frente do governo. O radicalismo na eliminação dos supostos inimigos e traidores da pátria multiplicou os julgamentos sumários, sem chance de defesa e, muitas vezes, até sem provas.  Calcula-se que cerca de 40 mil pessoas foram executadas na guilhotina, por afogamento, fuzilamento e até machadadas.

Os executados eram de origens variadas: aristocratas oficiais, magistrados, padres, advogados, comerciantes e industriais “ricos” (acusados pelos sans-culottes de cometerem crimes econômicos), tecelões, artesãos, chapeleiros, alfaiates, cervejeiros, costureiras, donos de cafés, garçons, livreiros, açougueiros, cocheiros, empregados domésticos, tipógrafos, cozinheiro etc.

Nem toda a França passou pelas atrocidades do Terror. Cerca de 90% das execuções ocorreram em apenas 20 dos 86 departamentos do país. As cidades mais atingidas foram Paris, Lyon, Nantes e Marselha. A  ideia de justiça dos jacobinos transparece nas frases abaixo:

“Os direitos do homem [expressos na Declaração] existem somente para os sans-culottes, não para contra-revolucionários”. (Collot d’Herbois, comissário que supervisionou os massacres de Lyon.)

 

“A república consiste no extermínio de tudo que se opõe a ela”. (Saint-Just, líder jacobino, apelidado “arcanjo doTerror”.)

 

“Agora um rio de sangue separará a França de seus inimigos”. (Robespierre, principal líder jacobino.)

15. Execução de Maria Antonieta e outras mulheres “desonradas”

Maria Antonieta foi alvo predileto do ódio do povo francês. Entre tantos rumores e mentiras sobre ela, está a célebre frase que nunca foi dita: “Se eles não têm pão, que comam brioche“, referindo-se aos famintos e miseráveis de Paris. A rainha foi acusada, inclusive, de manter um relacionamento homossexual com a condessa de Polignac.

Em seu julgamento, 41 pessoas foram chamadas para depor contra ela. Foi considerada responsável por todos os males da França, em especial, pela grave crise financeira do país. Acusaram-na até mesmo de incesto com seu filho de 8 anos de idade. Condenada por unanimidade, foi guilhotinada em 16 de outubro de 1793. Tinha 37 anos de idade.

Ainda neste ano, outras mulheres foram executadas na guilhotina, acusadas de não serem esposas recatadas e boas mães “republicanas”, segundo a visão misógina dos jacobinos. Consideradas perigosas ou depravadas, entre elas, estavam:

  • Olympe de Gouges (3/11), autora da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã;
  • Manon Roland (8/11), influente girondina, no momento de sua execução exclamou “Ó liberdade, quantos crimes cometem-se em teu nome!“;
  • a condessa Du Barry (8/12) que fora amante de Luís XV;
  • a condessa de Polignac (9/12) sobre a qual dizia-se ser amante da rainha.
Maria Antonieta, cena do filme "Revolução Francesa", 1989.

Maria Antonieta foi levada em uma carroça aberta até a guilhotina. Cena do filme “Revolução Francesa”, com Jane Seymour no papel de Maria Antonieta, direção de Richard T. Heffron e Robert Enrico, 1989.

Curiosidade: o “14 de julho” no Brasil

No Brasil, o 14 de Julho já foi feriado nacional, comemorado como a data da liberdade e da independência dos povos americanos (decreto nº 155 B, de 1890). Foi Getúlio Vargas quem aboliu esse feriado do calendário oficial (decreto nº 19.488, de 1930). O mesmo decreto reduziu pela metade os feriados nacionais (eram 12 até então).

Fonte

  • BLANNING, T.C. W. Aristocratas versus burgueses? A Revolução Francesa. São Paulo: Ática, 1991.
  • FURET, François & OZOUF, Mona. Dicionário crítico da Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
  • HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • SCHAMA, Simon. Cidadãos. Uma crônica da Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
  • SOBOUL, Albert. A Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

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Eduino de Mattos
Eduino de Mattos
4 anos atrás

Joelza, quando estudei na UFRGS chamou-me a atenção NOSSO JUDICIÁRIO, O DIREITO CIVIL,…que trabalha em defesa do CAPITAL, e foi copiado quase na Íntegra da Constituição Francesa, e os direitos civís desta, ENTÃO; (não sou um catedrático no assunto MAS,…) Há de se CONCORDAR que foi uma Revolução BURGUESA SIM.

Joelza Ester
Joelza Ester
4 anos atrás

Você observou bem Eduíno. De fato, nossa Constituição é baseada na da França, e a Revolução acabou beneficiando a burguesia sim.

Marcio Baima Baima
Marcio Baima Baima
4 anos atrás

Texto excelente !!! Serviu para desmistificar muitos pontos da Revolução Francesa que julgávamos incontestáveis.

Joelza Ester
Joelza Ester
4 anos atrás

Obrigada Marcio. A principal contribuição que um estudo aprofundado da História traz aos nossos tempos é mostrar que a trajetória humana não é feita de certezas absolutas, de rótulos sociais e políticos (“todo burguês é egoísta”), de dualidades e dicotomias evidentes (“eles” x “nós”). As nuances, as contradições e a maneira como os grupos sociais interagem e se transformam nos ensinam que devemos ter muita cautela e discernimento para emitir qualquer juízo de valor.

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[…] FONTE: Ensinar Historia […]

Péricles
Péricles
2 anos atrás

Conteúdo excelente. Obrigado, professora.

Marcos J. S. C. de Almeida
Marcos J. S. C. de Almeida
2 anos atrás

Olá, professora Joelza. O assunto Revolução Francesa me atrai bastante, daí gostaria de aprofundar no assunto, então desta forma, pergunto: Qual o livro sobre esse tema que você me indicaria? Se possível também, qual livro biográfico sobre Napoleão Bonaparte você me indicaria. Desde já, agradeço e mais uma vez, parabéns pelo excelente site. Grato.

KVRGANIVS NOSTRATORVM
KVRGANIVS NOSTRATORVM
2 anos atrás

É AQUELA VELHA HISTORIA PROMETEM AO COMUM X E DEPOIS É Y APENAS QUEREM TOMAR O LUGAR DA MEIA DUZIA ANTERIOR E FICAR COM O GADO PRODUZINDO PRA SI FOI ASSIM COM BURGUESES E DEPOIS COM SEUS FINANCIADOS NAS 17S

KVRGANIVS NOSTRATORVM
KVRGANIVS NOSTRATORVM
2 anos atrás

POMBAL ANTES JA ERA UM AGENTE DO RITO ESCOCES DA CITY NO MAINLAND VIA TRATADO COM SUA COLONIA DO MAINLAND ATACAR O CANAL DO SUL AO VER ELE ENFRAQUECIDO PELA GUERRA DOS SETE ANOS FOI UM GOLPE BEM MAIS OUSADO E BAIXO CONTRA O REGIME CLASSICO

KVRGANIVS NOSTRATORVM
KVRGANIVS NOSTRATORVM
2 anos atrás

DESDE O COLEGIO A PROFESSORA SEMPRE CHAMAVA REVOLUÇÃO BURGUESA E MUITAS FONTES IDEM SE HAVIA ELEMENTOS PROTO COMUNISTAS TERRORISTAS É POR QUE A BURGUESIA SEMPRE PRECISOU DELES PRA GOLPEAR O VELHO REGIME MESMO NAS 17S GOLENS DO XX

KVRGANIVS NOSTRATORVM
KVRGANIVS NOSTRATORVM
2 anos atrás

OBVIO A PROFESSORA TINHA UM VIES CENTRO ESQUERDISTA DA DOUTRINAÇÃO DO COLEGIO E ALGO DE SEMI CUCK DEVIDO AOS PAIS DE OUTRA GERAÇÃO ENTÃO HA SEMPRE UMA TENDENCIA A VER BURGUESIA MAS DAS CASTAS ENVOLVIDAS SO A ALTA BURGUESIA TINHA CONDIÇÕES PRA TAL PARTE DO BAIXO CLERO TAMBEM ESTAVA TAL COMO NO BRASIL IDEM ISSO GERALMENTE É OMITIDO NOS LIVROS

KVRGANIVS NOSTRATORVM
KVRGANIVS NOSTRATORVM
3 anos atrás

AS REUNIÕES ERAM FEITAS EM LOCAIS DA IGREJA CEDIDOS PELO BAIXO CLERO

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