Sobre o Blog

Este site contempla tudo o que diz respeito ao ensino de História e destina-se a professores de História, estudantes, diletantes e curiosos.

Seus artigos não têm a pretensão de serem teses ou textos acadêmicos, mas foram escritos apoiados em uma bibliográfica referenciada por especialistas e em pesquisas historiográficas recentes.

Os conteúdos priorizam os temas pertinentes à prática pedagógica do ensino de História que contribuam para o trabalho do professor e para a pesquisa do aluno.  Dessa forma, o site abrange um variado espectro temático que transita entre temas recorrentes no currículo escolar a outros pouco mencionados em sala de aula, de política pública educacional a sugestões metodológicas, de pesquisas historiográficas recentes a atividades lúdicas para aplicar aos alunos.

Para facilitar a busca no site, os artigos estão organizados nos seguintes itens (acessados no menu do blog):

Nosso público

O site Ensinar História foi ao ar em janeiro de 2015 e, em outubro de 2017, com menos de três anos, já tinha recebido 2,2 milhões de visitantes e perto de 5.000 seguidores cadastrados. Consideramos esse resultado o reconhecimento de nosso trabalho  que se distingue por abordar temas educativos sem apelos comerciais.

Para afinar nosso trabalho às necessidades dos professores realizamos uma pesquisa que ficou disponibilizada no site durante 20 meses, de fevereiro de 2016 a outubro de 2017.

Foram registradas 4300 participações sendo que o programa impedia ao participante responder duas vezes.

 

Nossos seguidores

 

Temas buscados no blog

Entre os recursos pedagógicos buscados pelos professores, a maior procura refere-se a metodologia para o ensino de História e documentos históricos para usar em sala de aula. Outros recursos, menos citados, foram sugestões de atividades e testes, mapas-mentais e aulas prontas em Power Point.

 

Técnicas complexas em sala de aula

Comentários de nossos seguidores

Recebemos uma enorme quantidade de e-mails e nos esforçamos para responder cada um deles em particular, sem usar respostas eletrônicas. Acreditamos que o diálogo, as sugestões, as críticas e a troca de experiências sejam a melhor forma de aprimorar nosso trabalho e contribuir para a educação.

Os comentários a seguir são o nosso troféu e nos dão estímulo para prosseguir.

A todos os que nos escreveram, nosso muito obrigado!

Muito bom esse material (artigos) que tenho recebido, tem me ajudado muito e tem desenvolvido meu interesse em fazer uma licenciatura em História. Só tenho a agradecer. Obrigada. Eliete B., Itabuna, BA.

Gostei muito do material que venho recebendo. Assim posso trabalhar em sala de Aula usando os recursos que são disponibilizados. Obrigada! Lúcia Maria S.P., Governador Valadares, MG

Fui em busca interessante pelo Google, quando me aparece de cara esse site, fiquei encantado com a riqueza de detalhes e principalmente o comentário da pessoa responsável acredito eu, pelo site… de tantas coisas que procuro sobre história esse foi o mais completo de todos eles. Carlos O., Palmares, PE

Ótimo conteúdo! Parabéns! Luís Gustavo F.V., Brasília, DF

Quer conversar comigo?

Mande um email para historiajoelza@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ensinarhistoriajoelza

Comentários, críticas e sugestões são muito bem-vindas e podem ser enviadas pelo formulário do Contato.

Quer colaborar com uma publicação?

Terei o maior prazer em ler seu trabalho.

Envie seu artigo e imagens (se tiver) através do formulário do Contato.

Ele será avaliado e, se aceito, publicado com o seu nome.

Leia, curta e compartilhe nossos artigos. O conhecimento é para ser divulgado.

 

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: