Resultados

Tomada da Bastilha, França

14 de julho de 1789

0
compartilhamentos

Em 14 de julho de 1789, ocorreu a célebre Tomada da Bastilha, fato que marca, tradicionalmente, o início da Revolução Francesa cujos efeitos repercutiram em toda Europa e na América. A revolução levou ao fim do absolutismo monárquico e influenciou movimentos de independência nas colônias espanholas e portuguesa na América.

A Bastilha era uma fortaleza medieval, construída no reinado de Carlos V, no século XIV, junto às muralhas da cidade de Paris. O cardeal Richelieu, ministro de Luís XIII, a tornou uma prisão execrável no século XVII e esta fama perdurou como símbolo da tirania do poder real absoluto.

A Queda da Bastilha é considerada como a primeira grande intervenção do povo parisiense no curso da revolução e na vida política francesa. Embora sua importância militar seja relativa, o evento era inédito marcando o colapso da administração real. A rendição da Bastilha teve grandes implicações políticas e enorme repercussão na França e na Europa, até a Rússia Imperial.

Na Bastilha, os atacantes encontraram apenas sete prisioneiros: Auguste-Claude Tavernier preso desde 1759 por tentativa de assassinar Luís XIV durante uma caçada, dois condes condenados por atos inescrupulosos e quatro falsificadores. Os falsificadores, assim que foram libertados, desapareceram no meio da multidão. Os outros três foram transportados em triunfo pelas ruas. Dois deles foram novamente encarcerados no dia seguinte no hospício de Charenton e o terceiro retornou à sua terra onde morreu por volta de 1825.

A importância da tomada da Bastilha foi exaltada por historiadores românticos, como o Jules Michelet (1798-1874),  que fez dela um ícone da Revolução Francesa e símbolo fundador da República.

Ainda durante a revolução, a Bastilha foi totalmente demolida. Nada mais foi construído no local que hoje é uma grande praça denominada Praça da Bastilha.

Saiba mais

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: