Queda de Granada e fim do domínio muçulmano na Espanha

02 de janeiro de 1492

0
compartilhamentos

Em 2 de janeiro de 1492, Boabdil (corruptela castelhana de Abu Abdilá), último rei de Granada entregou as chaves de Alhambra – um fabuloso complexo palaciano e fortaleza no coração de Granada – para os reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela. O gesto significou a capitulação oficial de Granada, o ultimo reino muçulmano da Espanha.

Boabdil deixou Granada e os seus palácios intactos nas mãos dos castelhanos, mediante um tratado de capitulação que garantia os direitos dos habitantes: estes podiam conservar a sua religião, as suas autoridades jurídico-religiosas, os seus bens e até as suas armas (exceto as de fogo).

A filha de Boabdil, Aixa, foi capturada pelos castelhanos e foi batizada como Isabel. O rei Fernando comemorou a conquista de Granada tomando-a como amante e teve com ela um filho, Miguel Fernández, cavaleiro de Granada (1495-1575). Mais tarde, ela seria rejeitada pelo rei e tornou-se freira com o nome de irmã Isabel de Granada.

Era o fim da presença muçulmana na Espanha, ativa por sete a oito séculos. Iniciado em 711 quando tropas islâmicas vindas do Norte da África, penetraram na península Ibérica, o domínio muçulmano acabou com a rendição de Granada em 1492, embora tenha permanecido, na Espanha, uma população mourisca que, por volta de 1600, constituía 20% da população de Aragão e 33% da de Valência.

Com a rendição de Granada terminava, também, a Reconquista, a cruzada lançada pelo papa Inocêncio III que, em 1212, convocara os cristãos ocidentais para lutarem contra os invasores muçulmanos. Pela vitória alcançada em 1492, o papa Alexandre VI deu aos monarcas Fernando de Aragão e Isabel de Castela o título de “reis católicos”.

Resolvida a questão muçulmana, a rainha Isabel de Castela pode dar atenção aos planos de viagem apresentados pelo navegante genovês Cristóvão Colombo. Em 17 de abril de 1492, os reis espanhóis autorizavam a expedição de Cristóvão Colombo às Índias pelo mar navegando em direção oeste. Em 12 de outubro daquele ano, ele chegou às terras que posteriormente foram chamadas de América.

Saiba mais

Abertura

  • Reis mouros de Granada (detalhe), óleo sobre tela, 302 x 146 cm, Henri Regnault, 1871.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: