Primeira sessão de televisão

26 de janeiro de 1926

1
compartilhamentos

Em 26 de janeiro de 1926, o engenheiro escocês John Logie Baird apresentou a primeira sessão de televisão real por meio de um equipamento capaz de transmitir imagens a distância. A apresentação foi feita no laboratório do inventor, em Londres, para os membros da Royal Institution.

Era apenas uma pequena imagem animada em preto e branco e formada por 30 linhas verticais, mas era possível distinguir claramente a silhueta de uma figura transmitida de um transmissor localizado na sala ao lado.

Primeira imagem de televisão

Primeira imagem de televisão, transmitida por John Logie Baird, em 26 de janeiro de 1926.

A invenção de John Bair foi o resultado de uma cadeia de inovações iniciadas em 1875 com o americano George R. Carey, e depois com o alemão Paul Nipkow que, em 1883, patenteou o “telescópio eletrônico”. A palavra televisão apareceu antes de seu invento, durante a Exposição Universal de Paris em 1900.

Pouco antes de John Baird, os americanos Vladimir Zworykin e Charles Francis Jenkins também desenvolveram equipamentos para transmissão de imagem.

Finalmente, em 30 de setembro de 1929, em associação com a BBC (rádio britânica) foram realizadas as primeiras transmissões regulares televisionadas do transmissor de Daventry.  Por essa época, o incansável John Baird já estava fazendo os primeiros testes de televisão a cores.

Saiba mais

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: