Início do Calendário Juliano, República Romana

01 de janeiro de 45 a.C

65
compartilhamentos

Em 1º de janeiro de 45 a.C., tinha início um novo calendário em Roma ordenado por Júlio César (daí ser chamado de “Juliano”) e que perdurou por mil e seiscentos anos na Europa Ocidental.

O calendário Juliano foi desenvolvido pelo astrônomo Sosigene de Alexandria que impôs um ano de 365 dias dividido em 12 meses de duração desigual. Determinou, também, que o ano começasse em 1º de janeiro (esta regra caiu em desuso no final do Império Romano, retornando o 1º de março como início do ano assim se mantendo até o século XVI).

O calendário juliano, colocava em ordem a contagem dos anos que, naquela altura estava bagunçado e manipulado por sacerdotes subornados para abreviarem o ano e, com isso, reduzir o mandato de um adversário político. O ano foi dividido em 365 dias dividido em 12 meses de duração desigual.

O calendário juliano perdurou por mil e seiscentos anos na Europa Ocidental até ser substituído pelo calendário gregoriano no séc. XVI. Na Europa Oriental, continuou sendo usado até o século XX.

Saiba mais

 

 

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: