Resultados

Inauguração da Capela Sistina, Vaticano

15 de agosto de 1493

1
compartilhamentos

Em 15 de agosto de 1493, era inaugurada a Capela Sistina, localizada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. Famosa por sua arquitetura inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, ela recebeu uma exuberante decoração em afrescos pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio que criaram vários painéis que retratam cenas do Antigo e Novo Testamento, e retratos papais.

O nome da capela foi escolhido em homenagem ao Papa Sisto IV, que deu início às obras. Em 15 de agosto de 1493, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção inaugurando a capela.

As obras continuaram nas décadas seguintes. Os famosos afrescos de Michelangelo na abóboda foram realizados entre os anos 1508 e 1512. Posteriormente, o mesmo artista pintou a cena do Juízo Final, na parede do altar, entre 1535 e 1541. Esse afresco foi restaurado entre 1979 e 1994, período em que a Capela Sistina ficou fechada ao público.

Saiba mais

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: