Golpe da Maioridade coloca D. Pedro II no trono

23 de julho de 1840

0
compartilhamentos

Em 23 de julho de 1840, foi formalizada solenemente a maioridade do imperador D. Pedro II, então com quatorze anos de idade. Era um projeto dos liberais para retornarem ao governo pondo fim à regência de Araújo Lima e ao predomínio dos regressistas.

Três meses antes, em 15 de abril de 1840, os liberais fundaram o Clube da Maioridade sob a presidência do liberal moderado Antônio Carlos de Andrada e Silva e a vice-presidência de Holanda Cavalcanti. O movimento rapidamente ganhou o apoio popular. Acreditavam que a presença do jovem o imperador no poder teria forte influência para deter as revoltas que estavam ocorrendo como a Guerra dos Farrapos, a Cabanagem e a Balaiada.

As intenções dos liberais chegaram aos jornais e daí para o povo e os quartéis. No começo de julho, apareceram cartazes colados nas ruas com uma quadrinha que logo popularizou-se:

“Queremos Pedro Segundo

Embora não tenha idade

A nação dispensa a lei

E viva a Maioridade”.

Os liberais apresentaram o projeto da Maioridade para ser votado no Parlamento. O grupo no poder, contudo, tentou ganhar tempo decretando o adiamento da votação na Câmara e no Senado.

Diante disso, os liberais dirigiram-se diretamente ao jovem monarca. Coube a Antônio Carlos de Andrada e Silva apresentar o projeto ao imperador em 22 de junho. D. Pedro II respondeu timidamente que “sim” quando perguntado se desejaria que a maioridade fosse diminuída, e “” quando indagado se desejaria naquele momento ou preferiria esperar até o seu aniversário em dezembro. Sua resposta foi dada diante do regente Araújo Lima a quem coube acatar o desejo do imperador.

No dia seguinte, a Assembleia Geral fez a proclamação oficial da maioridade. No ano seguinte, em 18 de julho de 1841, D. Pedro II foi aclamado, coroado e sagrado imperador do Brasil.

A 24 de julho foi anunciado o Gabinete da Maioridade composto pelos liberais. A vitória liberal, contudo, durou pouco tempo. No ano seguinte, acusados de fraudes e violências nas eleições de 1840, acabaram perdendo o ministério. Em março de 1841, D. Pedro II exonerou os ministro liberais substituindo-os pelos conservadores.

Coroação de D. Pedro II

Coroação de D. Pedro II aos 15 anos de idade, em 18 de julho de 1841, Manoel de Araújo Porto-Alegre, Museu Histórico Nacional, RJ

Fonte

  • MATTOS, Ilmar Rohloff de. O tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec, 1987.
  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira; MACHADO, Humberto. O Império do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
  • SCHWARCZ, Lilia Moritz As barbas do imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Saiba mais

Abertura

  • O imperador Pedro II aos 12 anos de idade vestindo o uniforme imperial de gala, 1838, por Félix Émile Taunay, Museu Imperial, RJ.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: