Resultados

Festival de Woodstock, Estados Unidos

15 de agosto de 1969

1
compartilhamentos

Em 15 de agosto de 1969, tinha início o Woodstock Music & Art Fair, mais conhecido como Festival de Woodstock, em um espaço aberto perto de Bethel, no estado de Nova York, EUA. Anunciado como “Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música”, apresentou 32 dos mais conhecidos músicos da época durante um fim de semana chuvoso, para 400 mil pessoas. Em seu palco apresentaram-se Jimi Hendrix, Janis Joplin, Richie Havens, John Cocker, Johnny Winter, John Sebastian, Joan Baez, Ravi Shankar e as bandas The Woo, Blood, Sweat & Tears, Santana , entre outros. Recusaram o convite para se apresentar: The Beatles, The Doors, Led Zeppelin, Bob Dylan, Joni Mitchell e The Byrds.

cartaz de Woodstock

Cartaz oficial de propaganda do Festival de Woodstock

Apesar das circunstâncias adversas (chuvas, estrutura precária para receber tamanha multidão, suprimento insuficiente de água fresca e comida etc.), Woodstock tornou-se conhecido por seu clima pacífico. Numerosos músicos, funcionários e visitantes passaram os dias do festival sob a influência de drogas como LSD, mescalina, haxixe e maconha.

Os 50 médicos que trabalharam durante o evento, alguns sem pagamento, tiveram que cuidar de um grande número de pessoas com queimaduras solares e insolações. No total, foram realizadas 5.162 intervenções médicas, das quais cerca de 800 relacionadas ao abuso de drogas. Um jovem morreu quando foi rolado por um trator em seu saco de dormir. 

Ao contrário do mito popular, o Festival de Woodstock foi um evento inteiramente comercial. Contudo, o clima entre músicos e o público era de uma América amante da paz, da arte e do amor livre o que foi reforçado pelo tema do festival Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música.  O tema referia-se ao alvorecer da Era de Aquário, uma suposição hippie, baseada na astrologia, de que uma nova era de amor e paz estava começando. Em contraste, os Estados Unidos viviam sob os horrores da Guerra do Vietnã e chocados com os assassinatos políticos de John F. Kennedy, Malcolm X, Martin Luther King e Robert F. Kennedy.

O Festival de Woodstock é considerado um dos maiores momentos na história da música popular e um ícone do movimento hippie e da contracultura.  Em 2017, o local de 15 hectares foi declarado monumento cultural. Para o aniversário de 50 anos do festival, Centro de Artes Bethel Woods anunciou a criação de trilhas em todo a área do festival, recontando a história de Woodstock. Arqueólogos da Universidade Binghamton realizaram escavações em 2017 e 2018 para determinar a localização exata do palco.

Bilhete Woodstock

Bilhete para os três dias do festival de Woodstock.

Saiba mais

Abertura

  • Jimi Hendrix apresenta-se no último dia do festival de Woodstock, 18 de agosto de 1969.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: