Execução de Atahualpa, último imperador inca

26 de julho de 1533

54
compartilhamentos

Em 26 de julho de 1533, o 13º e último imperador inca, Atahualpa foi morto por ordem de Francisco Pizarro, o conquistador espanhol da região, pondo fim ao Império Inca. No ano anterior, Atahualpa havia vencido seu meio-irmão Huascar em uma batalha perto de Cuzco, no Peru. Atahualpa estava consolidando seu domínio quando Franscico Pizarro e seus 180 soldados apareceram.

Em novembro de 1532, Pizarro com seu pequeno exército foi a Cajamarca onde se encontrava o imperador inca. Pizarro convidou Atahualpa para participar de um banquete em sua honra, e o imperador aceitou. Atahualpa havia acabado de ganhar uma das maiores batalhas da história Inca e, com um exército de 30 mil homens à disposição, ele achava que não tinha nada a temer de um desconhecido branco de barba com apenas 180 homens. Pizarro, no entanto, planejava uma emboscada.

No dia seguinte, Atahualpa chegou ao ponto de encontro, escoltado por milhares de homens, todos aparentemente desarmados. Pizarro enviou um sacerdote para forçar o imperador a aceitar a soberania do cristianismo e do imperador Carlos V. O Inca se recusou, lançando ao chão uma Bíblia entregue a ele. Pizarro, imediatamente, ordenou um ataque. Com armas de fogo e cavalaria – coisas até então desconhecidas dos incas – milhares foram abatidos, e o imperador foi capturado.

Em troca da liberdade, Atahualpa concordou de encher de tesouros o grande aposento que ocupava. Foram trazidas cerca de 24 toneladas de ouro e prata de todo o império Inca. Pizarro, contudo, não tinha intenção de libertar o imperador. Ao contrário, acusou-o de ter cometido vários crimes: heresia, poligamia, conspiração e assassinato de Huascar. Atahualpa foi condenado à morte podendo escolher duas opções: ser queimado vivo ou estrangulado por garrote se convertido ao cristianismo. Na esperança de preservar o seu corpo para mumificação, Atahualpa escolheu a segunda opção, e um colar de ferro foi apertado em seu pescoço até sua morte.

Saiba mais

Abertura

  • Morte de Atahualpa por estrangulamento, ilustração do século XVII.

 

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: