Decretado o Bloqueio Continental

21 de novembro de 1806

0
compartilhamentos

Em 21 de novembro de 1806, Napoleão Bonaparte emitiu o Decreto de Berlim que pôs em vigor um embargo em grande escala contra o comércio britânico, conhecido como Bloqueio Continental. Foi proibida a importação de mercadorias britânicas em qualquer país europeu, aliado ou dependente da França. Todas as conexões com a Grã-Bretanha foram cortadas, até mesmo o correio.

O bloqueio, contudo, não se mostrou uma eficaz arma de guerra econômica. Comerciantes britânicos contrabandearam muitos bens, especialmente através da Espanha e da Rússia – o que levou Napoleão a invadir esses países. O próprio irmão de Napoleão, Luís I, a quem foi entregue o trono da Holanda, furou o bloqueio ao não reprimir o contrabando inglês no país.

Portugal recusou-se a aderir ao Decreto de Berlim devido à aliança com a Inglaterra. Sem condições de enfrentar as tropas de Napoleão, o príncipe regente português D. João decidiu transferir a corte portuguesa para o Brasil sob escolta da Marinha britânica. O embarque aconteceu em 29 de novembro de 1807 e viajaram 15 mil pessoas entre nobres e criados que chegaram ao Brasil em 22 de janeiro de 1808.

Saiba mais

Abertura

  • Soldados franceses inspecionando mercadorias em Leipzig, Alemanha, em busca de contrabando britânico. A costa norte da Alemanha era o principal ponto de entrada das mercadorias britânicas na Europa. Gravura alemã em cobre colorido, 1823.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: