Resultados

Começa o Grande Cisma do Ocidente na Europa medieval

20 de setembro de 1378

0
compartilhamentos

Em 20 de setembro de 1378, 13 bispos, a maioria franceses, reuniram-se em segredo em Anagni, ao sul de Roma. Inconformados com a eleição do papa Urbano VI, eles escolheram um novo papa que tomou o nome de Clemente VII. Este instalou-se na cidade francesa de Avignon. Começava o Cisma do Ocidente, quando a cristandade ocidental ficou dividida entre dois papas simultâneos: um em Roma e outro em Avignon (considerado o antipapa).

O Grande Cisma do Ocidente (1378-1417) insere-se no período em que a Europa passava por crises e dificuldades: era a Crise do Séc. XIV.

O crescimento e a prosperidade que, até então, vinham acontecendo foram estancados pelo colapso demográfico (Peste Negra e Fome), a instabilidade política, as revoltas religiosas (heresias) e populares, como a Jacquerie (1358) e a Revolta camponesa de 1381.

Para agravar a situação, ocorreram constantes guerras como a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) entre Inglaterra e França que acentuou a penúria europeia.

O sistema feudal estava se transformando e não atendia mais às necessidades de uma sociedade em mudança. A moeda, cada vez mais em evidência por força do desenvolvimento urbano e comercial, abalou a poderosa ordem dos senhores feudais. A Igreja Católica não tinha mais o papel cultural e social hegemônico que possuía desde início da Idade Média. Enfraquecida, ia perdendo força no jogo político. Enquanto isso, os monarcas europeus fortaleciam seu poder. Ocorria, então, a formação dos Estados-nação (monarquias nacionais).

Saiba mais

Abertura

  • Mapa histórico do Grande Cisma do Ocidente. Em AZUL – Estados que reconhecem o Papa de Roma. LARANJA – Estados que reconhecem o Papa de Avignon. AMARELO – Estados que mudaram seu apoio durante o cisma.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: