Anunciado o calendário gregoriano

24 de fevereiro de 1582

0
compartilhamentos

Em 24 de fevereiro de 1582, foi assinada, pelo Papa Gregório III, a Bula Inter gravíssimas que introduzia uma série de emendas, correções e reformas no calendário juliano (em uso desde 46 a.C.) e nas tabelas de cálculo da Páscoa até então utilizadas. A bula estabelecia, assim, um novo calendário que viria a ser conhecido pelo nome do papa que o proclamou – calendário gregoriano.

A Bula Inter gravíssimas era o culminar do trabalho de muitos matemáticos e astrônomos ao longo dos séculos XV e XVI, sobretudo, sobre o calendário civil e o cálculo eclesiástico da Páscoa. Vários papas e concílios já tinham abordado as questões levantadas, o último dos quais, o Concílio de Trento (1545-1563).

Bula Inter gravissimas

Primeira página da Bula Inter gravissimas que anunciava a reforma do calendário.

O papa Gregório XIII assim que eleito, em 1572, tomou a decisão corrigir o calendário juliano que apresentava muitas defasagens. O objetivo da mudança era fazer regressar o equinócio da primavera para o dia 21 de março e desfazer o erro de 10 dias existente na época.

Em 1577, uma comissão de estudiosos preparou um documento, o Compendium que foi enviado aos Príncipes e matemáticos para darem o seu parecer. Neste grupo participaram Christopher Clavius, jesuíta alemão, sábio e matemático, Ignazio Danti, dominicano italiano, matemático, astrônomo e cartógrafo, e Luigi Giglio, médico italiano, filósofo, astrônomo e cronologista.

Após cinco anos de estudos, foi promulgada a Bula Inter Gravissimas, em 24 de fevereiro de 1582.

Oficialmente o primeiro dia do novo calendário foi 15 de outubro de 1582.

Saiba mais

Abertura

  • Detalhe da tumba do papa Gregório XIII celebrando a introdução do calendário gregoriano.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: