Resultados

Iluminismo: do Antigo Regime aos nossos dias

18 de fevereiro de 2019

830
compartilhamentos

O que é Iluminismo? O Iluminismo foi um movimento de ideias desenvolvido essencialmente no século XVIII e que acabou levando ao fim do Antigo Regime e aos movimentos de independência das colônias na América.

A ideia de liberdade política é relativamente nova no mundo. Ela surgiu no final do século XVII com o pensamento do filósofo inglês John Locke. À época de Locke, a Inglaterra passava por grandes mudanças políticas. O rei Carlos I foi decapitado e assumiu o poder Oliver Cromwell que instalou uma república, a primeira e única da Inglaterra até os dias de hoje.

Alguns anos depois, um novo movimento revolucionário, a chamada Revolução Gloriosa, obrigou o rei Guilherme III a jurar obediência à Declaração de Direitos (Bill of Rigths) que limitava o poder real, ampliava os poderes do Parlamento e garantia as liberdades individual e de imprensa.

Estimulado por esses acontecimentos, John Locke escreveu sua teoria política “Segundo Tratado do Governo Civil” onde afirmava que:

  • todos os seres humanos são, por natureza, livres, iguais e independentes,
  • o poder político só é legítimo quando respeita a vontade popular.

As ideias de Locke eram revolucionárias mas limitaram-se à Inglaterra já que, no resto da Europa, o absolutismo continuava sendo a forma de governo adotada pelas monarquias.

Antigo Regime

O período de domínio do absolutismo monárquico, da sociedade estamental e da economia mercantilista foi chamado pelos historiadores de Antigo Regime, e vigorou na Europa entre os séculos XVI e XVIII.

O rei absolutista concentrava todos os poderes: legislar, executar, julgar e comandar o exército. Na França, o absolutismo baseava-se na teoria do poder de origem divina segundo a qual o direito de governar fora concedido  por Deus. Luis XIV, rei da França, foi um dos maiores representantes da monarquia absolutista.

O  poder do rei estendia-se às atividades econômicas do reino: era a chamada economia mercantilista caracterizada pelo intervencionismo e protecionismo.

A sociedade europeia vivia, então, sob uma enorme desigualdade social, dividida entre uma minoria de privilegiados (a nobreza e o alto clero) e a grande maioria sem privilégios, sem direitos e sobre a qual recaia altos impostos. Não havia chance do indivíduo ascender socialmente pois sua situação dependia de seu nascimento. Este tipo de sociedade baseada na origem familiar chama-se sociedade estamental.

Mapas mentais - absolutismo

Mapa mental do Antigo Regime.

O Iluminismo

Em meados do século XVIII uma nova visão de mundo difundiu-se entre intelectuais burgueses e nobres dando origem ao movimento filosófico chamado Ilustração ou Iluminismo. O conceito, criado pelo filósofo Immanuel Kant, em 1784, referia-se à ideia de trazer luz, de iluminar a mente, isto é, as ideias dos indivíduos.

Estes filósofos definiam a si mesmos como os homens do “século das Luzes”. Para eles, o século XVIII foi o ápice da maturidade intelectual e racional do homem. Não havia, porém, uma única corrente de pensamento, nenhum manifesto ou programa comum de ideias. Muitos iluministas, inclusive, se contestavam mutuamente.

iluminismo

Características do pensamento Iluminista

Todos iluministas, porém, questionaram a estrutura do Antigo Regime. Criticaram o absolutismo monárquico defendendo um governo baseado em uma Constituição. O poder não seria mais concentrado em uma única pessoa mas tripartido. A divisão dos poderes foi proposta por Montesquieu como uma forma para evitar a tirania e os abusos do governantes.

O governo deveria estar submetido à vontade da maioria e atender ao bem comum. A soberania popular foi defendida por Rousseau que também propôs o voto universal, isto é, o direito de todos ao voto.

Voltaire, por sua vez, defendeu com vigor a liberdade de pensamento e a tolerância religiosa.

Adam Smith criticou o mercantilismo intervencionista e propôs a liberdade econômica afirmando que a livre concorrência levaria à queda do preço das mercadorias e estimularia as inovações tecnológicas. Era a lei da oferta e da procura.

O iluminismo propagou-se pelos séculos XVIII e XIX levando a revoluções que destruíram o Antigo Regime na Europa e estimularam movimentos de independência na América.

Iluminismo: Do antigo regime aos nossos dias (vídeo)

Atividade para sala de aula

Os mapas mentais do Antigo Regime e do Iluminismo apresentados no vídeo são uma boa ferramenta para explicar esses conceitos históricos. É interessante propor aos alunos refazê-los acrescentando outras informações como, por exemplo, os nomes dos pensadores iluministas, de monarcas absolutistas etc.

A leitura comparativa dos mapas mentais permite também distinguir os elementos constitutivos de cada sistema fixando melhor os conceitos de absolutismo, sociedade estamental, intervencionismo, liberalismo, iluminismo, igualdade etc.

Os mapas mentais do vídeo estão disponibilizados para download. Acompanha questões e outras atividades conceituais relativas ao Antigo Regime e Iluminismo, junto com as respostas.

Para acessar esse material, clique abaixo.

[button-red url=”https://ensinarhistoriajoelza.com.br/stj/wp-content/uploads/2015/04/Iluminismo-1.pdf” target=”” position=””]Download[/button-red]

Saiba mais

Fonte

  • FALCON, Francisco José Calazans. Iluminismo. São Paulo: Ática. 1994. (Princípios).
  • NASCIMENTO, Maria das Graças. Voltaire: a razão militante. São Paulo: Moderna, 1993. (Logos).
  • NASCIMENTO, Milton M. do & NASCIMENTO, Maria das Graças. Iluminismo: a revolução das luzes. São Paulo: Ática. 1998 (História em movimento).
  • DARTON, Robert. O iluminismo como negócio: a história da publicação da Enciclopédia, 1775-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
  • HANKINS, Thomas L. Ciência e iluminismo. Porto: Porto Ed., 2004.

 

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CECÍLIA
CECÍLIA
5 anos atrás

Gostei muito desse pequeno documentário com pensamentos e ideias para os alunos fantásticas. Se for possível sempre enviar esses documentários ou outro tipo de explanação dos temas dados em sala de aula ficaria imensamente grata.

JRBelardo
5 anos atrás

Parabéns, conteúdo riquíssimo,embora breve mas, com exploração profunda.

Att.

Belardo Jro

Ana Carolina Rodrigues
Ana Carolina Rodrigues
5 anos atrás

Muito didático. Amei, usarei como revisão para meus alunos. Obrigada!

Andrea
Andrea
5 anos atrás

Muito bom este material, visto que vídeos sobre o Iluminismo que sejam bem didáticos para os oitavos anos não são muito fáceis de encontrar! Obrigada pelas contribuições em seu blog e postagens no Facebook!

Carlos
5 anos atrás

Blog incrível. Sou estudante de História e o conteúdo aqui apresentado é de qualidade e bem atualizado. Gostaria de sugerir um post sobre o Despotismo e a Monarquia Esclarecida. Poderia até ser uma continuidade desta postagem.

Roger Amado Veloso
5 anos atrás

O vídeo faz uma explanação concisa e clara sobre as ideias básicas do iluminismo e alguns de seus expoentes. Parabéns!Achei meio tacanho o comentário de um padre há semanas na TV criticando quem ele chamou de “esses miseráveis do iluminismo” e citando pensadores como d’Alambert, Diderot e Voltaire. Considero o iluminismo de grande importância e muito fecundo. Sugeriria porém um esboço sobre o movimento romântico no idealismo alemão, aludindo ao chamado Tempestade e ímpeto, que veio se contrapor ao racionalismo exacerbado dos iluministas em obras românticas como Os sofrimentos do jovem Werther do poeta Goethe. Abraços!

trackback

[…] O vídeo apresentado em sala de aula foi elaborado pela pesquisadora Joelza Ester Domingues e pode ser visto no seguinte link: Iluminismo: do Antigo Regime aos nossos dias (por Joelza Ester Domingues) […]

Anderson
Anderson
2 anos atrás

Professora Joelza, excelência em produção de material didático para o Ensino da História. Muito obrigado e parabéns!!!

Bia
Bia
2 anos atrás

Amei muito,parabéns pelo trabalho!!Dicou joia!

Jacqueline
Jacqueline
2 anos atrás

Excelente explicação! Parabéns

Eraldo
Eraldo
2 anos atrás

Parabéns mestre, pelo trabalho. A sua dedicação e excelente para a educação. E gostaria de sempre esta tudo recebendo essas estratégias para história, tanto no assunto fundamental e médio de história das Antiga ao Contemporâneo. Obrigada.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: