Citações para refletir

Para liquidar os povos, começa-se por lhes tirar a memória. Destroem-se seus livros, sua cultura, sua história. E uma outra pessoa lhes escreve outros livros, lhes dá outra cultura e lhes inventa uma outra História.

Compartilhe:

Educar é formar pessoas aptas para governarem a si mesmas, e não para serem governadas por outros.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

É interessante notar quanto interesse, quanta vigilância e quantas intervenções o ensino de História suscita nos mais altos níveis. A história é certamente a única disciplina escolar que recebe intervenções diretas dos altos dirigentes e a consideração ativa dos parlamentos. Isso mostra quão importante é ela para o poder

Compartilhe:

Compartilhe:

Foram os índios que nos deram um continente para que o tornássemos uma nação. Temos para com os índios uma dívida que não está sendo paga.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

O culto dos heróis é mais forte onde a liberdade humana é menos respeitada.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

A história nos ajuda a sair da ilusão maniqueísta que a memória muitas vezes nos envolve: a divisão da humanidade em dois compartimentos estanques, bons e maus, vítimas e carrascos, inocentes e culpados.

Compartilhe:

Compartilhe:

Há dois valores essenciais e indispensáveis para uma vida satisfatória: segurança e liberdade. Segurança sem liberdade é escravidão. Liberdade sem segurança é um completo caos. O problema é que ninguém na história encontrou a mistura perfeita entre elas.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Se você não conhece a História, nada conhece. Você é uma folha que não sabe que é parte de uma árvore.

Compartilhe:

Compartilhe:

O que pensávamos ser o futuro está em débito conosco. Para superar a crise, temos de ‘voltar ao passado’, a um modo de vida imprudentemente abandonado. Mas, como ‘voltar ao passado’ se o conhecimento da História nos foi roubado?

Compartilhe:

Compartilhe:

A linearidade é uma maneira artificial de ver o mundo.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Todo indivíduo é multicultural; culturas não são ilhas monolíticas, mas planícies aluviais cruzadas. Os seres humanos não são todos semelhantes ou totalmente diferentes; eles são todos plurais dentro de si mesmos. A identidade individual resulta do entrelaçamento de várias identidades coletivas.

Compartilhe:

Compartilhe:

Não sou descendente de escravos. Eu descendo de seres humanos que foram escravizados!

Compartilhe:

Compartilhe:

Quando os acontecimentos vivenciados pelo indivíduo ou pelo grupo são de natureza excepcional ou trágica, o direito (à memória) torna-se um dever: o de lembrar, o de testemunhar.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Aprender é mudar. Não se pode aprender sem mudar pessoalmente porque se estou aprendendo coisas que têm sentido, vou mudar minha visão do mundo, minha visão da vida.

Compartilhe:

Compartilhe:

As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educamos para cooperação e solidariedade nesse dia estaremos educando para a paz.

Compartilhe:

A conscientização do princípio democrático levou apensar que todos têm um direito legal à opinião, em qualquer assunto. Ora, enquantopoucos ousariam se pronunciar sobe uma questão de ensino de matemática, emhistória todos se acham competentes.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Na tribo, o velho é o dono da história, o adulto é o dono da aldeia e a criança é a dona do mundo.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Alguns jovens dizem que escutam a lição e outros dizem que escutam o professor. Escutar o professor é escutar um adulto dando explicações sobre o que tenho que fazer. Escutar a lição é escutar um adulto que está falando numa terceira coisa: um saber.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Não há passado que engendra o historiador. Há o historiador que faz nascer a história.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar encontrar respostas para os problemas que as afligem.

Compartilhe:

O jovem não quer uma escola com a cara dele, mas uma que faça a ponte entre a história coletiva do ser humano e sua história individual.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Ser civilizado significa ser capaz de reconhecer plenamente a humanidade dos outro, mesmo que tenham rostos e hábitos diferentes dos nossos.

Compartilhe:

Se achamos que nosso objetivo aqui, na nossa rápida passagem pela Terra, é acumular riquezas, então não temos nada a aprender com os índios. Mas se acreditamos que o ideal é o equilíbrio do homem dentro de sua família e dentro de sua comunidade, então os índios têm lições extraordinárias para nos dar.

Compartilhe:

Compartilhe:

É impossível compreender seu tempo para quem ignora todo o passado; ser uma pessoa contemporânea é também ter consciência das heranças, consentidas ou contestadas.

Compartilhe:

Compartilhe:

O grande objetivo da educação não é conhecimento, mas ação.

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe:

Compartilhe: