10 Fatos que mexem com a nossa percepção de tempo

20 de junho de 2019

69
compartilhamentos

O quanto o passado é passado? O presente é, de fato, atual? O que significa, exatamente, “contemporâneo”? O passado pode estar mais perto do presente do que você imagina.

O tempo histórico não é um percurso contínuo e linear em que os fatos vão se sucedendo, distanciando-se cada vez mais do presente e seguindo em direção a um futuro glorioso e de progresso. Um olhar mais panorâmico e abrangente da história mundial mostra algumas aproximações temporais que revelam que o tempo histórico é mais complexo e fascinante do que imaginamos.

Veja os fatos que selecionamos e repense sua ideia de tempo histórico.

1. Os mamutes lanosos ainda andavam pela Terra quando a Pirâmide de Djoser foi construída, em 2630 a.C.

Mamute lanoso e pirâmide de Djoser

Remanescentes do mamute lanoso viviam no atual Alasca quando a pirâmide de Djoser foi construída no Egito.

O mamute lanoso, uma espécie extinta da família dos elefantes, surgiu há cerca de 800.000 a 600.000 anos, na Sibéria e habitou as estepes frias do norte da Eurásia e na América do Norte. Seu desaparecimento começou por volta de 10.000 a.C., mas algumas populações remanescentes sobreviveram até o Holoceno médio, em 1800 a.C., na parte sul do mar de Bering, no atual Alasca. Quando isso aconteceu, a pirâmide de Djoser, a primeira a ser construída no Egito, existia há mais de oitocentos anos. Estima-se que ela começou a ser erguida em 2630 a.C.

2. Cleópatra, a célebre rainha do Egito, viveu em uma época mais próxima de nós do que de seu ancestral Queóps, o faraó da Grande Pirâmide de Gizé.

Cleópatra e Queóps

Cleópatra governou dois mil e quinhentos anos depois do faraó Queóps.

Cleópatra VII, a última governante do Reino Ptolemaico do Egito, viveu entre 69 a.C. e 30 a.C., portanto há pouco mais de dois mil anos, enquanto a pirâmide de Queóps foi construída em torno de 2.560 a.C., há mais de 4.500 anos!

3. A imposição do celibato aos padres da Igreja Católica Romana é relativamente recente nos 2.000 anos de existência do cristianismo.

Durante mais de mil anos, foi aceito o matrimônio de padres ordenados. São Paulo, inclusive, recomendava a fidelidade matrimonial aos bispos (Epístola a Timóteo, 3: 2). No século XII, houve uma tentativa de impor o celibato, porém houve várias exceções de sacerdotes e papas casados. O celibato clerical só foi definitivamente imposto pelo Concílio de Trento (1545-1563).

4. Enquanto a Europa sofria a peste Negra, impérios e cidades fabulosas surgiam na América e na África.

Tenochtitlán, Tombuctu, peste negra

Tenochtitlán, a capital asteca (à esquerda) e Tombuctu, a capital intelectual e espiritual do Islã na África (à direita) prosperavam enquanto a peste negra matava milhões de pessoas na Europa.

Na Europa, a Peste Negra atingiu seu pico entre os anos de 1346 e 1353 resultando na morte de 1/3 da população. Por essa época, na América, a cidade asteca de Tenochtitlán, fundada em 1325 no planalto do México, chegava a 300 mil habitantes enquanto que, na região andina, formava-se o Império Inca. Na África, o Império Mali governado por Mansa Musa, expandia-se anexando, em 1324, a cidade de Tombuctu, que logo se tornaria a capital intelectual e espiritual do Islã em toda África; sua prestigiada universidade de Sankoré, uma das primeiras do mundo, atraia sábios muçulmanos, judeus e cristãos.

5. A Torre Eiffel foi inaugurada no mesmo ano em que foi fundada a Nintendo.

Torre Eiffel e Nitendo

Torre Eiffel, símbolo da eletricidade que batizou Paris de “Cidade Luz” é contemporânea da Nintendo que se tornaria ícone mundial dos jogos eletrônicos.

A Torre Eiffel, ícone da França e da Belle Époque, foi inaugurada em 1889. Ela era, então, um símbolo símbolo da prosperidade e das inovações do final do século XIX quando o mundo se maravilhava com a recente invenção da eletricidade. Neste mesmo ano, no Japão, era fundada a Nintendo que viria a se tornar uma das maiores empresas de jogos eletrônicos do mundo.

6. O Império Otomano ainda existia quando foi fundada a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Império Otomano e UFRJ

O Império Otomano tinha seis séculos quando foi fundada a UFRJ. Entretanto, o prédio de 1918 (onde funcionava a Faculdade de Medicina) durou só meio século, tendo sido demolido em 1975.

O Império Otomano surgiu por volta de 1300 e durou até o ano de 1922 quando foi abolido tendo, no ano seguinte, surgido a República da Turquia. Por essa época, o Brasil comemorava o centenário de sua independência e se modernizava. Foi nesse contexto que o então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa, criou, em 1920, a Universidade Federal do Rio de Janeiro através do Decreto 14.343.  Portanto a UFRJ é contemporânea do Império Otomano.

7. Anne Frank, Martin Luther King, Jr. e Fernanda Montenegro foram contemporâneos.

Anne Frnak, Martin Luther King e Fernanda Montenegro

Anne Frank (12 de janeiro de 1929 – fevereiro de 1945), Martin Luther King (15 de janeiro de 1929 – 4 de abril de 1968) e Fernanda Montenegro (16 de outubro de 1929).

A adolescente alemã de origem judaica Anne Frank foi vítima do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. O pastor protestante Martin Luther King Jr. foi um dos mais importantes líderes do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Foi assassinado no auge de sua carreira e luta política. Fernanda Montenegro iniciou sua carreira artística em 1950 sendo reconhecida atualmente como a melhor atriz brasileira. Por suas trajetórias pessoais e contexto histórico em que viveram, é comum pensar que essas pessoas viveram em épocas diferentes. No entanto, todos eles nasceram em 1929 e são da mesma geração.

8. Enquanto famílias judias eram exterminadas pela Alemanha nazista, famílias da Califórnia, EUA, faziam fila no McDonald’s recém-inaugurado.

Auschwitz e McDonald's

Campo de extermínio de Auschwitz I, na Polônia, e o primeiro prédio do McDonald’s, em San Bernardino, na California, EUA. Duas realidades tão diferentes, em espaços distantes mas que existiram na mesma época.

Em 15 de maio de 1940, os irmãos Dick e Mac McDonald abriram um restaurante McDonald’s na Rota 66, na Califórnia. O cardápio tinha 25 itens, mas o hambúrguer era o seu maior sucesso, custando US$0,15. O pedido era entregue no carro do cliente por garçons usando patins. Na mesma época, na Europa, a Segunda Guerra Mundial fazia milhares de vítimas. Hitler ordenava deportações em massa de judeus, eslavos, ciganos, negros, LGBTs etc. para os campos de concentração. Em 1942, teve início a “solução final” que passou à história como o Holocausto quando os prisioneiros foram exterminados.

9. Em 1974, trinta anos depois do suicídio de Hitler  um soldado japonês ainda vivia em plena Segunda Guerra Mundial!

Em 1974, já fazia quase trinta anos que Hitler se suicidara, uma geração inteira se renovara no mundo, os jovens dançavam ao som de ANNA, The Jackson 5, Queen… quantos fatos já haviam acontecido no mundo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Mas o tempo não passou para um soldado japonês. Escondido nas selvas das Filipinas, ele não sabia que seu país se rendera e que a guerra havia terminado. Ele vivia em outro tempo! Veja a respeito desse fato curioso aqui.

Publicidade

10. Quando a ficção científica “Star Wars” foi lançada nos cinemas, a guilhotina ainda estava em uso na França.

Star Wars, guilhotina e igreja Universal

Ficção científica espacial, execução na guilhotina e igreja neopentecostal: fatos tão distintos e de significados tão diferentes mas ocorridos no mesmo ano.

O primeiro filme da série “Star Wars” foi lançado em 1977 narrando uma guerra galáctica em um ponto distante do universo. Foi um enorme sucesso de bilheteria. Nesse mesmo ano, na França, a guilhotina, uma herança da Revolução Francesa, era usada para executar o réu Hamida Djandoubi condenado por torturar e matar sua namorada. Somente em 1981, a pena de morte foi abolida na França e a guilhotina pode, então, ser aposentada, depois de quase duzentos anos de uso.

No Brasil, neste mesmo ano, 1977, o Brasil estava no auge da ditadura militar e Edir Macedo fundava a Igreja Universal, de linha evangélica neopentecostal caracterizada pelo apego intolerante e intransigente das normas bíblicas.

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: