Resultados

Depoimentos

Recebemos, diariamente, uma enorme quantidade de e-mails e nos esforçamos para responder cada um deles em particular, sem usar respostas eletrônicas. Acreditamos que o diálogo, as sugestões, as críticas e a troca de experiências sejam a melhor forma de aprimorar nosso trabalho e contribuir para a educação e, em particular, para o ensino de História.

Os comentários a seguir são o nosso troféu e nos dão estímulo para prosseguir.

A todos os que nos escreveram, nosso muito obrigado!

 

Olá professora! Estou escrevendo esta mensagem só para agradecer-lhe pelo rico material que você está disponibilizando através do seu blog e também para perguntar se este material fica no seu blog para futuras consultas.
Mais uma vez parabéns por seu trabalho.
Um grande abraço!
Sônia Maria dos Santos de Oliveira, SP

Há muito tempo não via uma forma tão simples, verdadeira e autêntica de falar sobre história.
Muito Obrigado

José Carlos Schemidt,Rio de Janeiro, RJ

Obrigada por esses artigos. De fácil entendimento e muito esclarecedor.

Sueli Teresinha de Oliveira, Curitiba, PR

Sou estudante de história e tenho muito que estudar. Por isso preciso de apoio dos cientistas, mestres, e doutores nesse quesito. Obrigado pela contribuição!

Jose Mota Susart, Alagoinhas, BA

Estimada Joelza, quero apenas parabenizá-la, pelo maravilhoso trabalho que você criou. Sou também Professor de História e agora serei um assíduo visitante do seu site. Mais uma vez parabéns e sucesso.

Antonio Veloso, São Luís, MA

Gostaria que você sempre me enviasse dicas de como tornar minhas aulas de história mais atrativas.

Joserléia Viana, Portalegre, RN

Obrigada pelas orientações e todo apoio pedagógico.

Josiane de Lourdes Pereira, Ponte Nova, MG

Olá!!
Encantada pelas informações…

Teresa Cristina, João Pessoa, PB

Parabéns pelo trabalho diferenciado.

Sandra Albuquerque Duarte, Paulista, PE

Oi professora Joelza.
Primeiramente quero agradecer e parabenizar pela criação desse site. Muito bom!
Sou professora de História. Trabalho em uma escola da zona rural do município de São Jerônimo/RS há 9 anos, com alunos de 5º ao 9º ano. Pesquisando material para planejar minha primeira aula do corrente ano letivo, encontrei seu site, que achei muito interessante e oferece bom material.
Tenho muita preocupação em levar aulas e materiais que envolvam meus alunos, pois sinto dificuldade de prender a atenção deles e tornar a aula de história mais atraente e interessante.
Gostaria que me indicasse livros e materiais didáticos que me ajudassem no planejamento das aulas e também no meu conhecimento.
Seu site será um ótimo recurso de pesquisa para mim.
Obrigada!

Marizane Alves, Butiá, RS

Querida professora Joelza,
Fui sua aluna no Santa Cruz em 1989, e nunca me esqueci de suas aulas de história. Eu me tornei professora de história da arquitetura e dou aula nos Estados Unidos. Durante todos esses anos, em minha formação e minhas aulas, sempre retornei ao que aprendi com você aos 15 anos–as suas aulas me prepararam com um conhecimento de história da arquitetura, urbanismo, sociedade e cultura de uma maneira fenomenal; eu diria comparável a muitas coisas que fui aprender mais tarde na faculdade e pós-graduação! Sempre tive muita gratidão por isso, mas nunca tinha tido a oportunidade de dizer a você.

Eis que hoje, ao preparar uma aula sobre a arquitetura da escravidão nas Américas e África, buscando imagens de senzalas, eu encontro o seu site. Como as suas aulas, este site está cheio de informações valiosas, pensamentos críticos e análises profundas, além de um olhar original que vai além da superfície e dos temas banais. Senti uma grande felicidade de reencontrar a mestra, e além de tudo de poder ainda utilizar seus ensinamentos hoje mesmo!
Não resisti a mandar esta mensagem. Sou professora há dez anos e me emociono toda vez que um ex-aluno me encontra…

Mais uma vez, obrigada por tudo, por ter me dado uma educação de altíssimo nível! E parabéns por seu site tão bem pensado e rigoroso, e que cumpre uma função tão importante de história pública.
Abraços com carinho!

Daniela Sandler, Estados Unidos

Olá professora Joelza, tudo bem?
Sou professor de História no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Já trabalhei com a coleção “História em Documentos” e agora conheci o site. Muito bom, vai me auxiliar bastante!
Parabéns pelo trabalho!

Romário Dias Nunes, Lagoa Real, BA

Há tempos não via uma página tão completa como esta. Muito obrigada por compartilhar esse maravilhoso e rico material.

Laura Baptista, Canoas, RS

Cheguei ao seu blog por acaso, mais valeu apenas e ao ler sobre seu texto: “o que é ser professor?” Confesso para ti que tive curiosidade de ver e ao ler fiquei profundamente emocionado com a riqueza de detalhes construída por ti, depois de uma reflexão profunda, partindo deste texto ti me deu uma ideia construir também um texto intitulado “o que é ser psicólogo clínico?”. Tu demonstras ser uma grande profissional de história e vou me aprofundar mais no seu blog, gostaria que ti pudesse está enviando sugestão de filmes clássicos na questão do império romano, também na questão indígenas e outras questões importantes de história do Brasil e do RN, sabe tenho vontade de conhecer mais sobre os povos indígenas do RN, onde possa encontrar a presença deles (os descendentes), poderia me ajudar sobre isso, porque gostaria de fazer um estudo sobre a saúde mental dos mesmos especificamente no meu Estado do RN, porque minha cidade é de origem indígena (os Janduís) e eu tenho um profundo respeito e admiração pelos povos indígenas.

Assis Silva, Açú, RN

Prezada professora,
excelente iniciativa. Seu site é perfeito. Parabéns. Estava a procura de algo assim. Melhor do que procurava. Se souber de uma fonte semelhante em geografia, favor indicar. Abraço fraterno.

Weliton Carvalho, Imperatriz, MA

Olá, Joelza. Sou Pedro, jornalista e futuro professor de história. Como vai?
Descobri seu site em um grupo fechado no facebook para estudantes do qual participo. Escrevo para parabenizar pelo conteúdo e pelo uso dessa ferramenta em prol do ensino de história.
Apesar de ainda estar no primeiro ano do curso, sou aluno bolsista do Pibid e atuo na rede municipal da minha cidade (Taubaté/SP) acompanhado e auxiliando professores da disciplina. Tenha certeza que usarei sua plataforma para me preparar!
Além disso, por eu já ter um caminho na comunicação, busco me aprofundar cada vez mais neste casamento entre as duas áreas e fico maravilhado com os resultados que essa combinação pode contribuir para a educação.
Certo que seu portal terá cada vez mais sucesso, resta-me o meu muito obrigado pelo seu trabalho!

Pedro Almeida

Oi Joelza, tudo bem ? Meu nome é Geovane. Gosto muito de ler seus artigos, mostram o quanto você conhece sobre História, sou motorista de ônibus há 15 anos. Resolvi estudar depois de 34 anos pois naquela época eu só tinha o 4 ano primário. Hoje aos 43 anos de idade me formei em História. Confesso que amo História, porém estou com um pouco de medo em enfrentar uma sala de aula, por isso ainda não abandonei minha antiga profissão. Que conselho você me dá sobre o assunto? Um abraço.

Geovane Aniceto da Silva, Ribeirão das Neves, MG

Só nos resta agradecer pela clareza da linguagem, beleza das imagens e conteúdos. A História merece ser “contada” de forma agradável, interligada e “sem exageros”. Muito bom!

Carlos de Léllis Luna, Fortaleza, CE

Prezada Sra. Joelza,
Parabenizo seu trabalho em relação ao site, muitos assuntos históricos interessantes e curiosos, inclusive a didática de como podemos abordar os alunos e transferir nossos conhecimentos de uma maneira mais divertida e agradável. Um Site de grande utilidade para nós que estamos iniciando nessa carreira, é de grande valia aprimorar nossos conhecimentos e transmiti-los às novas gerações.
Repasso aos meus colegas essa preciosidade de informações.
Agradeço imensamente por compartilhar seu vasto conhecimento.

Virginia M Marzullo. São Paulo, SP

Boa tarde! Estou admirada e encantada com essa página !!! Conteúdo de fácil entendimento, super completo e mega organizado! A estética da página é linda sem palavras ….
Uma dúvida, gostaria de saber se tem mapas mentais para fixar melhor alguns períodos importantes (mais não encontrei ).

Tatiane Spolaor, Araraquara, SP

Fiquei maravilhado com o post, sempre fui apaixonado por História mas primeiro mergulhei pela Teologia, mas como tem muito a ver com História logo em seguida comecei os estudos e depois ainda a Pedagogia. Mas confesso, História está no sangue, e tudo parte dela, se vc puder compartilhar alguns links de seus artigos, livros e outros assuntos te agradeço.
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e experiências.

Tobias Gonçalves, BA

 

Muito bom esse material (artigos) que tenho recebido, tem me ajudado muito e tem desenvolvido meu interesse em fazer uma licenciatura em História. Só tenho a agradecer. Obrigada.

Eliete B., Itabuna, BA.

Gostei muito do material que venho recebendo. Assim posso trabalhar em sala de Aula usando os recursos que são disponibilizados. Obrigada!

Lúcia Maria S.P., Governador Valadares, MG

Fui em busca interessante pelo Google, quando me aparece de cara esse site, fiquei encantado com a riqueza de detalhes e principalmente o comentário da pessoa responsável acredito eu, pelo site… de tantas coisas que procuro sobre história esse foi o mais completo de todos eles.

Carlos O., Palmares, PE

Ótimo conteúdo! Parabéns!

Luís Gustavo F.V., Brasília, DF

A competência didático pedagógica e de suma importância n formação de qualquer professor. Especificamente, o ensino de história do Brasil ainda é muito carente de material. Todavia, a iniciativa dessa página deve ser considerada um avanço em nossa formação.

Súsi Karla A.S., Montes Claros

Muito legal esse blog, valeu muito descobri-lo.

Patrícia M, MG

Passei só para parabenizá-la pelo ótimo trabalho que faz no Face e no blog. Sei o quanto é duro dedicar à produção de conteúdo e admiro sua dedicação em compartilhar conhecimento.

Isabela D., Treviso, Itália

Boa noite! Sou estudante de história na UFPB, iniciei o curso em julho, e estou estudando a pré-história. Vou fazer um seminário sobre as tradições indígenas da pré-história brasileira (…). Vi em seu blog um material que vai me ajudar muito.  Muito obrigada!

Leoneide M.F.P., João Pessoa, PB

Parabéns pelos conteúdos desta página, eles enriquecem o conhecimento de quem é fascinado pelo universo da História.

Luciana R., Presidente Médici, RO

Conheci esse blog recentemente. Meu professor de História me recomendou, tive muita curiosidade, ainda mais pelo jeito que ele dizia. Eu amo história, é a minha matéria favorita. Quando li, ou melhor vi a capa desse blog eu pensei ‘puxa, deve ser bom mesmo’. Depois de tanto ler, sobre idade média, idade antiga todos os períodos eu passei a usá-lo como fonte de pesquisa. (…)  Isso me motivou bastante e acabei ganhando até um ponto a mais na chamada histórica!! Gosto muito do seu blog, obrigada por ser fonte dos meus estudos. Estou no ensino fundamental 2 (7º ano). Amo história, e saiba que o seu blog é uma das minhas motivações.

OBRIGADA JOELZA!!!!!

Isabela H., São Paulo, SP

Excelentes publicações e de grande relevância.

Edjane M., Caruaru, PE

Sou formado em História Bacharelado pela Universidade Federal do Acre, desde 18 de agosto de 2014. Porém ainda não exerci a profissão de professor, algo que venho relutando e resistindo. Mas sinto que preciso fazer algo para mudar esse padrão. (…) Há pouco lí o artigo acima, o que me instigou mais a entrar nessa área. Ficarei feliz em receber mais dicas de como se tornar um professor de História.

Jonas A.N.J., Rio Branco, AC

Professora Joelza, conheci seu blog a pouco. Parabéns!

Hideraldo L.C., Manaus, AM

Hoje conheci o site e estou impressionada! Já me auxiliou bastante. Como trabalho em escola pública com adolescentes preciso no momento de maiores esclarecimentos sobre o momento político que nosso país atravessa. Gostei do artigo sobre o tema, se tiver mais dicas agradeço. Abraço

Kátia A. S., Uberlândia, MG

Boa noite professora Joelza, me chamo Paloma e sou acadêmica de História pela UniAGES, estou no quarto período e sempre recorro ao seu blog para tirar dúvidas ou apenas ler (acho seu conteúdo ótimo, e de grande importância para professores e alunos. Agradeço imensamente pelo blog e pela sua atenção, tenha certeza que ele tem ajudado a muitos!!

Paloma, Paripiranga, BA

Boa Tarde Professora Joelza!!

Sinceramente ainda não acredito que a senhora me respondeu. Já visito seu site há tanto tempo, e são pouquíssimas pessoas que mantem um site que respondem a seus leitores da forma com a senhora fez, me encontro imensamente agradecida. O mundo precisa de mais professores/profissionais como a senhora!! Mais uma vez, obrigada!!

Paloma, Paripiranga, BA

Site muito bom, com excelente conteúdo!

Yasmin P.A., São Paulo, SP

Sou professora pública e trabalho em um Ginásio Carioca. Pesquisando vídeos na internet sobre Reinos Africanos, tive o prazer de tomar conhecimento de suas produções. Nossa! Maravilhosas! Os alunos adoraram. Achei-os dinâmicos, objetivos, atrativos. Antes de passá-los, distribui recortes de papel e pedi que os alunos anotassem as respostas do quiz ao final de cada vídeo. Foi muito legal. Virei sua fã. Muito obrigada por nos presentear com um trabalho tão primoroso.

Lilian Carla M. B., Rio de Janeiro, RJ

Olá, gostaria de dizer que adorei esta página.
E que gostaria muito de receber, se for possível, dicas de aprendizado, aulas, roteiro de aulas…
desde já agradeço.
Viviane S., Itaboraí, RJ
Sou professor aqui no Estado da Bahia e Escrevo-vos para agradecer a excelente iniciativa no blog. Parabéns!
Ronaldo M., BA

Estou passando por aqui para dizer que amei sua página, sem dúvidas de todas que já vi, esta é especial. Os textos, os vídeos tudo preparado com muito carinho. Obrigada, me ajudou muito. Um Abraço Fraterno.

Sandra R.S., São Paulo, SP

Adoro esse site, sempre tem assuntos interessantes para trabalhar em sala. Gostaria de sugestões de atividades para o 6º e 7º anos.

Rosana A.P.B., Mangaratiba, RJ

Sou professor aposentando na UFSC e lecionei com grande gosto Formação Econômica do Brasil I (1500-1930) no curso de Economia e também em Relações Internacionais.
Procurando filmes encontrei esse TESOURO que é seu site, que vou utilizar agora que estou lecionando FEB I no Curso à distância. Muito Obrigado e Parabéns.
Pedro A.V., Florianópolis, SC

Trabalhei por dez anos em sala de aula, como professor de História. Estou afastado e tentando recomeçar. Retomei os estudos, já que foram vinte e cinco anos como representante comercial autônomo. (…) Gostei muito da sua visão sobre o que é ser professor por isso, solicito da professora, dicas de ensino e metodologia da História. Agradeço antecipadamente.Arlindo C., Recife-PE

Viva! Gostei de visitar o seu blog, sou professor de História, vivo e trabalho em Moçambique. Sou novo na área, tanto que ando a pesquisar estratégias inovadoras para o ensino da disciplina. Peço, na medida do possível, dicas para que eu possa melhorar e contribuir no desenvolvimento deste pais assolado pela pobreza “mental”. Abraços.

Sérgio C., Moçambique

Sou professora de História e adoto seu livro por ele trazer mais opções de fontes históricas para trabalhar em sala de aula. Gostei do blog, mas senti falta de questões epistemológicas da História: o trabalho do/a historiador/a, fontes históricas, pesquisa em História, etc. Sugiro que esses temas sejam mais abordados no blog e nos livros didáticos dos outros anos, não somente no 6º ano. Grata!

Maria Fernanda M., Rio de Janeiro, RJ

Obrigada de coração pela atenção Joelza, foram palavras motivadoras e que me aliviou um pouco, Deus usa das pessoas para falar com a gente, nos acalmar. Que Deus te abençoe sempre no seu caminhar.

Mônica L., MG

Boa tarde. Sou uma eterna estudiosa sobre História. Quero aprender a aprender ensinar História com você. Cordialmente.

Conceição F., São Luís, MA

Fiquei feliz em ser aceita, nós professores sempre precisamos de renovar. Gostei muito, aproveitarei o máximo nas minhas aulas. Obrigada.

Denise V.S.D., Estrela do Sul, MG

Gostei muito da fábula os cegos e os elefantes – para trabalhar com alunos do 6ano do ensino fundamental II – a poesia….. sinto falta desse tipo de abordagem nas minhas aulas…talvez por falta de tempo… seguir a apostila do governo… enfim.. gostaria de ter sugestões como a de hoje, pois sempre meus alunos são do 6ano..a maioria deles. Obrigada.

Ana Pala R., Ibaté, SP

Boa noite! Conheci hoje este site sobre ensino de História e gostei bastante. Estou enviando esta mensagem para parabenizá-los.

Adriano P.S., RS

Olá, muito bom os conteúdos aqui inseridos, adorei a dinâmica de introdução ao ensino de história para as turmas de 6º anos. Agradeço pela disponibilidade dos conteúdos.

Juliana M.F., Bauru, SP

Primeiramente. parabéns pela publicação sobre meu antepassado, o Barão de Guaraciaba.
Gostaria de informações sobre qual fonte relata sobre a família do pai dele, pois as informações que possuo, são que no casamento pai dele com a mãe dele ele teve 3 filhos, ele, um irmão e uma irmã. Desde já agradeço o retorno.
Mônica S.D., Juiz de Fora, MG

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la pelas inúmeras publicações, todas com muita qualidade, saiba que minhas aulas de História do Ensino Médio na Escola Estadual Plácido Aderaldo Castelo, em Caririaçu-CE, não são mais as mesmas depois que conheci o teu site/blog, tenho estudado mais, tenho estado atento, agora no final de dezembro prestei concurso para professor da SEDUC do Maranhão e numa das questões acabei sendo premiado com um texto do teu site… Te desejo sucesso, espero retorno.

José Isac A.S., Caririaçu, CE

Bom dia professora Joelza, estou acompanhando seu blog e está me enriquecendo muito. Sou licenciado em História pela Unopar e estarei fazendo um especialização em história militar pela Unisul. Estou querendo escrever um livro sobre campos de extermínios nazistas na Polônia e gostaria de uma orientação sobre o assunto. Desde já agradeço.

Cristiano B., Cuiabá, MT

Sou aluna de Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos e estou adorando seu site… Eu o encontrei quando fazia busca sobre o filme Desmundo e simplesmente adorei, achando muito completa a sua análise histórica.

Viviane S.,

 

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: