Avaliação diagnóstica de aprendizagem – História, 8º e 9º anos

10 de março de 2021

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Conforme já dito em artigo anterior, o objetivo da avaliação diagnóstica é verificar se os alunos apresentam ou não os domínios dos pré-requisitos necessários (conhecimentos e habilidades) para novas aprendizagens, assim como identificar eventuais problemas de aprendizagem e traçar rotas de ensino-aprendizagem para suprir as necessidades dos estudantes.

Neste sentido, ela serve como subsídio para o professor planejar o ensino. Não há um modelo único de avaliação diagnóstica. Optamos aqui, por um modelo mais simples de ser aplicado e avaliado no formato de testes para o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental.

Os testes abrangem as habilidades propostas pela BNCC considerando para o 8º ano o conteúdo aprendido no 7º ano, e para o 9º ano o conteúdo do 8º ano.

Para fazer o download da avaliação diagnóstica do 8º e 9º anos, preencha os campos abaixo

Avaliação diagnóstica do 8º ano

São 10 testes que abrangem os seguintes temas: conceito de modernidade, sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, conquista europeia da América, populações indígenas do Brasil, colonização da América, reformas religiosas.

Destacamos também, os principais conceitos trabalhados no 7º ano e que são comumente retomados no 8º ano. São eles: feudalismo, servidão, humanismo, renascimento, absolutismo, doutrina de direito divino, capitalismo, mercantilismo, escravidão e pacto colonial.

Lembramos que cabe ao professor avaliar a pertinência de cada teste e, se necessário, excluir ou adaptar conforme seus objetivos pedagógicos.

A aplicação dos testes deve ser feita em um clima amistoso e de confiança longe de ser uma prova tradicional. Explique aos estudantes que o teste não vale nota, não tem caráter punitivo nem classificatório. É apenas um mapa cognitivo da turma.

Fique atento, professor, às dificuldades e desconhecimentos dos estudantes. São indicativos importantes das lacunas que você certamente precisará considerar em seu planejamento,

RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 8º ANO

1) B    2) C    3) A    4) 1-C,   2-E,   3-A,   4-D,   5-B,   6-F,   7-I,   8-H,   9-G

5) A    6) D    7) C    8) B    9) 1-B,   2-C,   3-A,   4-D,   5-E

10)

I-E (feudalismo),

II-J (servidão),

III-I (Renascimento),

IV-F (Humanismo,

V-G (mercantilismo),

VI-H (pacto colonial),

VII-A (absolutismo),

VIII-C (direito divino),

IX-D (escravidão),

X-B (capitalismo)

Avaliação diagnóstica do 9º ano

São 15 testes que abrangem os seguintes temas tratados no 8º ano: Iluminismo, Revolução Gloriosa, Revolução Industrial, Revolução Francesa, independência dos Estados Unidos, formação das nações latino-americanas, Revolução do Haiti, Primeiro Reinado, Período Regencial, Guerra do Paraguai, população escravizada no Brasil, imperialismo, resistência ao imperialismo.

Um teste final desafia os alunos a relacionarem os principais conceitos trabalhados no 8º ano ao seu significado. São eles: abolicionismo, darwinismo social, despotismo esclarecido, Destino Manifesto, Doutrina Monroe, Iluminismo, imperialismo, liberalismo, Pan-americanismo, racismo.

RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 9º ANO

1) C    2) A   3) D    4) B   5) D    6) A    7) C    8) C    9) D

10) A    11) D    12) B    13) D    14) B

15)

I-F (Iluminismo),

II-C (despotismo esclarecido),

III-H (liberalismo),

IV-E (Doutrina Monroe),

V-I (Pan-Americanismo),

VI-A (abolicionismo),

VII-D (Destino Manifesto),

VIII-G (imperialismo),

IX-B (darwinismo social)

X-J (racismo)

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