Depois de um ano letivo tão atípico como foi o de 2020, em que a rotina escolar foi subvertida, paralisada e rearranjada é um enorme desafio pensar nos conteúdos de 2021. Daí a importância de se fazer uma avaliação diagnóstica na retomada das aulas para ver o que sobrou e qual é a extensão das lacunas deixadas.
O objetivo da avaliação diagnóstica é verificar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários (conhecimentos e habilidades) para novas aprendizagens, identificar eventuais problemas de aprendizagem e traçar rotas de ensino-aprendizagem para suprir as necessidades dos estudantes.
Nesse cenário, a avaliação diagnóstica da aprendizagem serve como subsídio para planejar o ensino. Não há um modelo para isso. Cada professor, conforme sua disciplina e os pré-requisitos necessários, elabora atividades que permitam estabelecer um panorama dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. Para isso, pode lançar mão de diferentes modelos para uma avaliação diagnóstica, entre eles:
- Aplicação de exercícios, testes, prova dissertativa, redação.
- Autoavaliação dos estudantes.
- Discussão coletiva, entrevista com os alunos.
- Consulta do histórico escolar, das provas e atividades realizadas.
- Consulta do material didático utilizado no ano anterior.
Para contribuir com o trabalho do professor, elaboramos duas avaliações diagnósticas, no formato de testes, para o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Os testes percorrerem as habilidades propostas pela BNCC para os anos anteriores a essas séries. Assim, a avaliação diagnóstica do 6º ano avalia o conteúdo aprendido no 5º ano, e a do 7º ano avalia o conteúdo aprendido no 6º ano.
Para fazer o download da avaliação diagnóstica do 6º e 7º anos, preencha os campos abaixo.
Avaliação diagnóstica do 6º ano
São 15 testes que abrangem os seguintes temas: nomadismo, sedentarismo, noção de Estado, diversidade religiosa, cidadania, marcos de memória, formas de marcação da passagem do tempo e patrimônio histórico.
Cabe ao professor avaliar a pertinência de cada teste e, se necessário, excluir ou adaptar conforme seus objetivos pedagógicos. Os testes têm enunciados curtos com 3 alternativas para não tornar a avaliação muito pesada aos alunos.
A aplicação dos testes deve ser feita em um clima amistoso e de confiança que em nada lembre uma prova tradicional. Explique e repita para os estudantes que o teste não vale nota, não tem caráter punitivo nem classificatório. É apenas um mapa cognitivo da turma.
É interessante, também, pedir aos alunos para grifarem as palavras que não conhecem. Da mesma maneira, peça-lhes para deixar em branco o que não souberem responder – lembre-se, a ausência de respostas é também uma avaliação diagnóstica.
Ao final dos testes, uma pergunta permite que o aluno se posicione: “O que você mais gostou de estudar na matéria de História no ano passado?”.
RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 6º ANO
1) B 2) C 3) A 4) A 5) C 6) B 7) B 8) A
9) 1-menino lendo a Torá; 2-meninos recebendo a primeira comunhão; 3-menina lendo o Alcorão; 4-menina participa da festa de Iemanjá.
10) A 11) C 12) C 13) B 14) C 15) C
Avaliação diagnóstica do 7º ano
São 18 testes que abrangem os seguintes temas: noção de tempo e periodização, surgimento da espécie humana, povoamento da América, história oral, saberes dos povos antigos, conceito de Antiguidade Clássica, formação da pólis, formação de Roma antiga, cidadania na Grécia e em Roma antigas, conceito de império, rotas comerciais no Mediterrâneo, feudalismo, escravidão e servidão, religião cristã no período medieval e papel das mulheres no mundo antigo e medieval.
Cabe ao professor avaliar a pertinência de cada teste e, se necessário, excluir ou adaptar conforme seus objetivos pedagógicos. Os testes têm enunciados curtos com 4 alternativas para não tornar a avaliação muito pesada aos alunos.
Conforme já dito para o 6º ano, é importante avisar os alunos que não se trata de uma prova valendo nota, que eles podem deixar em branco o que não souberem responder e que grifem as palavras desconhecidas.
RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 7º ANO
1) B 2) A 3) B 4) D 5) B 6) C 7) D 8) A 9) A
10) B 11) C 12) A 13) C 14) B 15) D 16) C 17) A 18) A
Conclusão
Os testes propostos aqui visam verificar o conteúdo de História aprendido e fixado pelos estudantes. Servem de orientação ao professor para reconhecer o nível de conhecimento de História da turma e planejar seu ano letivo.
É evidente que a leitura e correta compreensão dos testes já permitem, ao professor, avaliar a habilidade do estudante em ler e interpretar textos – habilidade essencial para a aprendizagem de História. Nesse sentido, fique atento professor em identificar o tipo de dificuldade do estudante para responder os testes: se é desconhecimento do assunto ou se o problema é compreender o texto.
Nesse modelo de avaliação diagnóstica, ficaram de fora outras habilidades cognitivas como:
- Expressar oralmente ideias e conhecimentos.
- Produzir textos com coerência, ideias claras e fundamentadas.
- Elaborar questionamentos, argumentos e proposições.
- Relacionar acontecimentos e processos de transformação.
- Compreender a historicidade e contextualizar fenômenos históricos.
O professor tem pela frente um ano inteiro para trabalhar essas e outras habilidades. Bom trabalho!